Navegar

23/08/2019

Estudantes participam de treinamento olímpico

Cerca de 40 alunos participaram, nesta semana, do terceiro treinamento especial para competições internacionais de Matemática. Promovido pelo IMPA por intermédio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), o encontro terminou nesta quinta-feira (22) na Escola Canadense de Niterói (RJ). Os alunos, que têm entre 14 a 18 anos, tiveram aulas técnicas de resolução de problemas com professores especializados em Matemática olímpica. 

Os cursos foram divididos em três turmas cada uma com um foco diferente: nível 2 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada de Matemática do Cone Sul e para a Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) e na Olimpíada Ibero-americana de Matemática. 

Leia também: Jaqueline Mesquita ganha Prêmio Para Mulheres na Ciência
Marcelo Viana recebe Prêmio CBMM por contribuição à ciência
Motivação de professor torna possível medalha na OBMEP

Medalha de bronze na IMO de 2019 e medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2018, Guilherme Zeus, de Maricá (RJ), disse que participação foi positiva. “Uma parte muito legal do treinamento é a interação com os outros estudantes de todo o Brasil. Podemos trocar bastante informação e aprender um pouquinho mais com as técnicas e ideias que vêm de outros lugares.”

A um mês de embarcar para o México como representante do Brasil na Olimpíada Ibero-americana de Matemática, o cearense Gabriel Ribeiro Paiva ficou satisfeito com a qualidade do treinamento. “Os assuntos das aulas eram interessantes e os professores explicavam muito bem. Com certeza contribuiu bastante para o meu desenvolvimento na Matemática”, afirmou. O aluno está confiante para a competição: “Já fiz todas as questões da Ibero-americana de 2006 até 2018 e me familiarizei com o estilo da prova. Se Deus quiser, trago um ouro para o Brasil”. 

O quarto e último treinamento olímpico do ano acontecerá no Colégio Augusto Laranja, em São Paulo, de 5 a 8 de setembro. Estudantes que não tenham sido selecionados e que desejam participar do evento poderão solicitar participação até o dia 1º de setembro, escrevendo ao email cadastro@impa.br com o assunto “Solicitação de vaga para treinamento olímpico”.

Leia também: Jo Boaler participa de seminário em setembro no Brasil
Trajetória de Hubert Lacoin vai dos carros ao baralho