Navegar

07/08/2019

Equipe que representará o Brasil na OIM 2019 é anunciada 

A equipe que representará o Brasil na 34ª Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM) já está formada. Os integrantes foram anunciados, nesta quarta-feira (7), pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM. A competição ocorrerá este ano entre 11 e 19 de setembro, na cidade de Guanajuato, no México.

O time do Brasil será composto por Bernardo Peruzzo Trevizan, de Canoas (RS); Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE); Pedro Gomes Cabral, de Recife (PE); e Samuel Prieto Lima, de Goiânia (GO). 

Leia também: O que querem as mulheres matemáticas, afinal?
Philip Thompson ganha prêmio por artigo 
Luna Lomonaco faz palestra plenária no Colóquio

A equipe conta com três jovens que tiveram sucesso na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2019): os medalhistas Pedro, Samuel (ambos prata) e Bernardo (bronze). Eles serão liderados pelos professores Bruno Holanda, de Goiânia (GO), e Samuel Barbosa Feitosa, de Salvador (BA).

Participam da competição países da América Latina, Espanha e Portugal, representados por equipes de até quatro estudantes que não tenham completado 18 anos até o 31 de dezembro do ano imediatamente anterior à celebração da olimpíada e que não tenham participado anteriormente de duas OIM.

O Brasil participa da Ibero-americana desde a primeira edição, em 1985, na Colômbia. No ano passado, o time brasileiro conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, ficando na segunda posição na classificação extraoficial por países. Com o resultado, o país soma 124 medalhas na competição: 63 ouros, 50 pratas e 11 bronzes.

Leia também: Ramos apresenta teoremas da Geometria Simplética
Pesquisador Douglas Arnold critica Fator de Impacto