Navegar

05/04/2021

Encontro Mundial para Mulheres em Matemática será em 2022

A segunda edição do Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)² já tem data marcada. Iniciativa do Comitê para Mulheres em Matemática da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), o evento  satélite do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2022, na sigla em inglês) acontece em 5 de julho de 2022, em São Petersburgo, na Rússia. Matemáticas de todo o mundo estarão reunidas para trocar experiências sobre estudos avançados e pensar sobre as questões de gênero na área, seus desafios, iniciativas e perspectivas para o futuro. 

O evento contará com quatro palestras de matemáticas ilustres da Rússia e países vizinhos, sessão de pôsteres, painéis de discussão sobre a diferença de gênero na matemática e a exposição  “МАТЕМАТИКА, through a land of mathematics”. Ao se registrar no site do ICM, é possível sinalizar interesse em participar do encontro. Um suporte será concedido a participantes qualificados para cobrir a hospedagem e a taxa de inscrição. Informações sobre a programação estão disponíveis no site do evento.

Leia mais: Construção do novo campus do IMPA é destaque em O Globo
‘Tirinhas de Vidro’ mostram diversidade de materiais vítreos
Na Folha, os duelos da equação cúbica no Renascimento

A primeira edição do (WM)² aconteceu no Riocentro, na véspera do ICM 2018, realizado no Rio de Janeiro, no Brasil. Na ocasião, foi lançado o documentário “Journeys of women in mathematics”, filme produzido pela Simons Foundation que mostra a experiência de três mulheres como pesquisadoras e professoras em diferentes países. O evento também contou com uma homenagem a Maryam Mirzakhani (1977-2017), única mulher a ganhar a Medalha Fields, maior honraria da Matemática, criada em 1937.

Leia também: PICME 2021 está com inscrições abertas até 26 de maio
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Marcus de Oliveira