Navegar

25/03/2021

PICME 2021 está com inscrições abertas até 26 de maio

O Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) está com inscrições abertas até 26 de maio. Coordenado pelo IMPA, o PICME seleciona anualmente cerca de 300 universitários que tenham recebido medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) para participar de atividades avançadas em programas de pós-graduação em matemática de diversas universidades pelo país. Eles recebem uma bolsa de iniciação científica de R$400. 

Medalhistas que vão ingressar no ensino superior em 2021 ou que já estejam cursando faculdade podem participar. Também são aptos candidatos não selecionados nos anos anteriores, e ex-bolsistas que se adequem aos pré-requisitos. As condições são as seguintes: estar regularmente matriculado em curso superior de qualquer área, em instituições públicas ou privadas, e ter recebido ao menos uma medalha de ouro, prata ou bronze em pelo menos uma edição de alguma das competições.

Leia mais:  Abelhas resolvem testes matemáticos sem usar números
Equação cúbica: da Babilônia ao Renascimento
Evento põe foco na programação criativa no Brasil

O PICME é ofertado por quase todos os programas de pós-graduação em matemática recomendados pela CAPES. Confira a lista aqui. Não é necessário ser aluno de graduação de uma das instituições participantes para aplicar para atividades oferecidas por elas. 

O programa tem duração de dois anos, e as bolsas são renovadas a cada 12 meses. Isso depende do desempenho dos alunos, avaliado pelas respectivas universidades. Os resultados serão divulgados em julho pelos coordenadores do PICME, que entrarão em contato com os selecionados pelo e-mail ou telefone cadastrados na inscrição. O programa terá início em agosto. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo e-mail picme@obmep.org.br.

Leia também: À Gazeta, Viana questiona ‘descolonização da matemática’
Precisamos da realidade virtual ‘do bem’, diz Luiz Velho