Navegar

31/03/2021

Construção do novo campus do IMPA é destaque em O Globo

Fotomontagem de como ficará o novo campus do IMPA

Prevista para começar em abril, a construção do novo campus do IMPA foi destaque em matéria publicada nesta quarta-feira (31), no jornal O Globo e no Extra. A expansão do instituto e o consequente aumento de sua contribuição social também foi tema de um artigo publicado no mesmo veículo, por Marcelo Viana. A reportagem ressaltou o caráter sustentável e inovador do projeto, que conquistou a mais importante competição internacional de projetos sustentáveis em Arquitetura, o Prêmio Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim, da Suíça. Com quatro pavilhões suspensos sobre o terreno, as edificações vão ocupar apenas 4% da área e serão amplamente integradas à natureza.

“A preocupação com o meio ambiente é um dos princípios fundamentais do Impa em todas as suas atividades e na realização dessa expansão. O novo campus estará integrado harmoniosamente com o ambiente, minimizando o impacto na fauna e na flora por meio de sua estrutura em pilotis. Além disso, apresentará diversas soluções de sustentabilidade, como tetos verdes, geração de energia solar e reúso de água pluvial”, afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ao jornal.

Leia mais:  Evento põe foco na programação criativa no Brasil
Na Folha, os duelos da equação cúbica no Renascimento
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Marcus de Oliveira

Para Viana,  entre os principais benefícios da expansão do IMPA está a  diversificação das atividades do instituto, que passará a realizar mais projetos técnicos. “Vamos ampliar as parcerias com empresas para a resolução de problemas concretos colocados pelo setor produtivo, bem como reforçar nossas iniciativas na área da educação, incluindo a formação de professores e a universalização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”, ressaltou.

Confira a matéria do Globo e do Extra na íntegra:

Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) anuncia construção de novo campus no Rio com investimento de R$ 100 milhões

Projeto ganhou prêmio internacional de sustentabilidade e foi pensado para que o espaço seja integrado à natureza

RIO — O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) dará mais um passo rumo à sua expansão. De posse de todas as licenças necessárias, o centro de ensino e pesquisa inicia, no fim da primeira quinzena de abril, a construção de seu novo campus, próximo ao atual, no Jardim Botânico. O projeto, que ganhou prêmio internacional de sustentabilidade, foi pensado para que o espaço seja integrado à natureza. O investimento será de cerca de R$ 100 milhões, e as obras devem ser executadas em três anos.

Serão erguidos quatro pavilhões estreitos e paralelos ao terreno inclinado. Segundo o Impa, a disposição arquitetônica das edificações sobre pilotis não vai interferir no desenvolvimento da flora nem na circulação da fauna.

— A preocupação com o meio ambiente é um dos princípios fundamentais do Impa em todas as suas atividades e na realização dessa expansão. O novo campus estará integrado harmoniosamente com o ambiente, minimizando o impacto na fauna e na flora por meio de sua estrutura em pilotis. Além disso, apresentará diversas soluções de sustentabilidade, como tetos verdes, geração de energia solar e reúso de água pluvial — destaca Marcelo Viana, diretor-geral do instituto.

Assinado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos e Associados, o projeto “Instituto de Pesquisa de Impacto Mínimo” foi premiado numa competição internacional de propostas sustentáveis em arquitetura: o Prêmio Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim, da Suíça, foi concedido por integrar a área construída com a natureza, reduzir o impacto no entorno florestal e pelas modulações climáticas das edificações.

Ocupação: 4% do terreno

O trecho a ser edificado tem 8.762 metros quadrados, ocupando menos de 4% do terreno. O projeto contempla a construção de auditório, gabinetes para pesquisadores e alunos, laboratórios, salas de aula, refeitório e dormitórios. Localizada na Rua Barão de Oliveira Castro, 60, a área de 251.824 metros quadrados foi uma doação privada.

Instituição de excelência internacional em pesquisa e ensino de pós-graduação em matemática, o Impa foi fundado em 1952 e tem, atualmente, cerca de 130 alunos e 50 pesquisadores. O instituto também atua na formação de professores. Promove ainda iniciativas visando à melhoria do ensino básico, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que reúne todos os anos 20 milhões de crianças e adolescentes, e a popularização científica.

O Impa é uma Organização Social (OS) vinculada aos ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovações. A sua expansão é financiada pelo governo federal e por doações da iniciativa privada. A primeira etapa das obras — para estabilização do solo, melhoria do sistema de drenagem e segurança hídrica do terreno e de toda a região — tem previsão de durar dez meses.

Mais parcerias

O Impa ainda não tem uma estimativa do aumento de alunos e pesquisadores no instituto quando o novo campus estiver concluído. De acordo com seu diretor-geral, a principal expansão trazida será nas atividades “que passarão por um processo de diversificação, com mais projetos técnicos a serem realizados”.

— Vamos ampliar as parcerias com empresas para a resolução de problemas concretos colocados pelo setor produtivo, bem como reforçar nossas iniciativas na área da educação, incluindo a formação de professores e a universalização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas — ressalta Viana.

Confira o artigo de Marcelo Viana para O Globo na íntegra:

Mais um motivo de orgulho para o Rio e o Brasil

Construção do novo campus do Impa permitirá elevar a contribuição social da instituição a um novo patamar. O projeto arquitetônico moderno e sustentável tem tudo para se tornar um cartão-postal

Em 1981, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) mudou-se para sua primeira sede própria, no Jardim Botânico. Foi um marco histórico na trajetória para se tornar uma das instituições mais renomadas da ciência brasileira e um dos grandes centros de matemática de todo o mundo.

A nova casa permitiu ao Impa aprofundar suas atividades de pesquisa e formação, que culminaram na medalha Fields, maior premiação mundial da área, recebida em 2014 por seu pesquisador Artur Avila, e na inclusão do Brasil na elite da matemática. A sede conferiu ainda ao instituto os meios para expandir de forma notável sua contribuição à sociedade brasileira na educação e na disseminação do conhecimento científico, com destaque para a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Quatro décadas depois, o Impa tem um escopo de atividades inigualado entre as congêneres no mundo e vive a perspectiva de mais um marco: a construção do novo campus, em terreno adjacente à sede, adquirido em 2014 por meio de doação privada. As novas instalações dotarão o instituto com infraestrutura comparável à dos principais centros mundiais e permitirão elevar a contribuição social do Impa a um novo patamar.

Projeto arquitetônico moderno e sustentável que dialoga harmoniosamente com o meio ambiente, o novo campus tem tudo para se tornar um cartão-postal e mais um motivo de orgulho para a cidade do Rio e o Brasil.

Leia também: Abelhas resolvem testes matemáticos sem usar números
Precisamos da realidade virtual ‘do bem’, diz Luiz Velho