Navegar

29/08/2018

Nova Iguaçu realiza Olimpíada de Matemática

Nesta quinta-feira (30), o município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, se tornará o primeiro do Brasil a organizar uma Olimpíada de Matemática para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Mais de 16 mil alunos de 118 escolas farão a prova, composta por 20 questões de múltipla escolha elaboradas pelo IMPA.

A iniciativa para a realização da Olimpíada Municipal de Matemática de Nova Iguaçu surgiu a partir de um termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura e o IMPA. O município está promovendo o Ano Municipal da Matemática, uma série de iniciativas para estimular a popularização da disciplina.

Leia também: Doutor pelo IMPA recebe prêmio do presidente de Honduras
Homenagem ao pai da geometria diferencial no Brasil
Adriana Chavarría defende a paixão pelo “caos”

Para preparar os alunos para a olimpíada, foram realizados simulados nas escolas entre junho e agosto. Além disso, professores e alunos participaram de oficinas de xadrez e disputaram um torneio municipal na última semana.

Os alunos com o melhor desempenho na prova vão ser premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. A Olimpíada Municipal de Matemática é um projeto piloto que tem o objetivo de estudar estratégias para incluir alunos do 4° e 5° anos na competição a nível nacional. Desde 2005, o IMPA realiza a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) nas escolas do país para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.