Navegar

09/12/2020

Em conferência, Carolina Araujo celebra Ramanujan Prize 2020

Pesquisadora do IMPA, Carolina Araujo participou nesta quarta-feira (9) da cerimônia online de premiação do Ramanujan Prize de 2020. A matemática, que foi a primeira brasileira e segunda mulher a conquistar o prêmio, agradeceu o apoio da família, dos colegas e dos programas nacionais de investimento em ciência no Brasil. “Diferente do Ramanujan, não fui autodidata. Fui beneficiada por muito tempo por programas nacionais de investimento em ciência, especialmente pelo CNPq, Capes e pela Faperj. Minha iniciação nas bolsas de pesquisa me trouxe para a ciência, e não posso enfatizar suficientemente a importância desses programas para a ciência continuada.”

Concedido a matemáticos de países em desenvolvimento pelo Centro Internacional Abdus Salam de Física Teórica (ICTP, em inglês), a União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês) e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Governo da Índia, o Ramanujan Prize leva o nome do expoente matemático indiano Srinivasa Ramanujan (1887 – 1920), retratado no filme “O Homem que Viu o Infinito” (2016)

Leia mais: O percurso matemático de Valdir: da OBMEP ao doutorado
Pandemia alavanca novos formatos na cena teatral
Em coluna na Folha, o espetacular calendário maia

“Um jovem gênio de Tamil Nadu, de uma Índia independente, que foi tão facilmente esquecido pelo mundo. Mas espera aí, a humanidade não se esqueceria de Ramanujan, o homem que entendeu o zero e o infinito. Me sinto feliz que a memória dele esteja viva, e que hoje o mundo não esteja esquecendo dos grandes matemáticos, mas esteja honrando a eles. Parabéns Sra. Araujo”, comentou o embaixador da Índia na UNESCO.

O presidente da IMU, Carlos Kenig, destacou a atuação de Carolina nas discussões de gênero e inclusão na comunidade matemática. “Carolina é reconhecida pelo papel chave que ela tem, promovendo mulheres na matemática em todo mundo. Me sinto muito orgulhoso de dizer que ela é a vice-presidente do Comitê para Mulheres na Matemática da IMU. Carolina também foi a principal organizadora do World Meeting for Women in Mathematics, no Rio de Janeiro em 2018. Seu trabalho incansável na redução da lacuna de gênero em matemática no mundo é extremamente apreciado por todos nós.”

“Fico muito feliz de que meus esforços para a promoção de mulheres na matemática foram reconhecidos. Este prêmio é um grande incentivo e reforça que a luta por diversidade e inclusão na ciência é a coisa certa a se fazer”, acrescentou a pesquisadora.

Carolina apresentou ainda a palestra “Algebraic Varieties with Positive Tangent Bundles”. Medalha Fields de 2018, Caucher Birkar (Universidade de Cambridge) apresentou o colóquio “Algebraic geometry and beyond”.

Criado em 2005, o Ramanujan Prize é entregue anualmente a pesquisadores de países em desenvolvimento com menos de 45 anos que conduziram trabalhos notáveis em qualquer área da matemática. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e os pesquisadores Enrique Pujals (IMPA), Fernando Codá (IMPA) e Eduardo Teixeira (Universidade Federal do Ceará) foram os outros brasileiros a conquistar o prêmio. A única mulher agraciada com a distinção até então tinha sido a indiana Sujatha Ramdorai, em 2006.

Confira a cerimônia na íntegra:

Leia também: Hubert Lacoin é eleito membro afiliado da ABC
Devido à pandemia, Curso de Verão do IMPA será on-line