Navegar

08/07/2019

Com sede na Rússia, ICM 2022 já está com site no ar

Em 2018, o Rio de Janeiro sediou o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), que reuniu 3.018 participantes de 114 países. O próximo encontro acontecerá em São Petersburgo (Rússia), entre 6 e 14 de julho de 2022, e você já pode conferir os preparativos no site do evento.

Além de informações sobre a história do congresso e as premiações (Medalha Fields, Nevanlinna Prize, Gauss Prize, Chern Medal e Leelavati Prize), o site apresenta depoimentos de organizadores do ICM.

Leia também: As probabilidades de uma britânica se tornar carioca
No IMPA, pesquisadores debatem mercado financeiro
Ivan Passoni defende tese na área de superfícies mínimas

“A Matemática cresce como uma árvore, e a semente plantada em São Petersburgo produz frutos sobre a vasta extensão da Rússia e muitos países vizinhos. Quero enviar uma saudação muito especial a todos os que se consideram parte dessa grande tradição matemática”, diz Alexander Bobenko, membro do comitê organizador local e professor na Technische Universität Berlin.

Com um espaço dedicado às notícias, o site convida os interessados a acompanhar oportunidades de financiamento, eventos propostos e planejados, assuntos relacionados à viagem, atividades satélite e aspectos gerais dos preparativos para o ICM.

No ano passado, os russos Stanislav Smirnov e Andrei Okounkov, ambos Medalhas Fields e membros do comitê organizador do ICM 2022, apresentaram algumas das facilidades da próxima edição do evento, como isenção de visto para os matemáticos inscritos no congresso e transporte público gratuito. Além disso, mil matemáticos de países em desenvolvimento e 1.300 jovens matemáticos russos receberão bolsa integral para estar no encontro.

2022 será declarado o Ano da Matemática na Federação Russa. Serão realizados eventos de divulgação dirigidos a estudantes, professores e ao público em geral de todas as idades.

“Esperamos estimular o amor pela Matemática em todos”, declara Nikolai Andreev, chefe do Laboratório de Popularização e Promoção da Matemática, do Steklov Mathematical Institute of Russian Academy of Sciences.

Andreev, também membro do comitê organizador local, lança ainda um desafio a quem visitar a web page: “A propósito, você pode encontrar o Teorema de Pitágoras nesta página?”.

Leia também: Aplicativo do Visgraf integra exposição da Imaginary
Escolas federais têm o melhor desempenho na OBMEP