Navegar

09/08/2018

ICM 2018 termina com convite para próximo encontro

Após nove dias de trocas de experiência e conhecimento, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), que reuniu 3.018 participantes de 114 países no Riocentro, chegou ao fim nesta quinta-feira (9) de olho no futuro. Na solenidade de encerramento, o diretor-geral do IMPA e presidente do ICM 2018, Marcelo Viana, chamou ao palco os organizadores do próximo encontro, em São Petersburgo (Rússia), em 2022.

Stanislav Smirnov e Andrei Okounkov, ambos Medalhas Fields, apresentaram um pequeno filme sobre a cidade de 5 milhões de habitantes e conclamaram os colegas a participarem de mais uma edição do congresso.

“O ICM 2018 chega ao fim, mas a tradição do ICM continua”, afirmou Marcelo Viana.

Leia também: Inspirado em Ramanujan, Math Park abre os 365 dias do ano
São Petersburgo, na Rússia, será a sede do ICM 2022
Vincent Lafforgue encerra ciclo de plenárias do ICM 2018

O diretor-geral do IMPA apresentou números grandiosos. O ICM 2018 envolveu 10.506 pessoas, somando público, congressistas, equipes de apoio e voluntários, que ganharam um agradecimento especial.

“Eles fizeram parecer fácil o que era bastante difícil”, elogiou o presidente do primeiro ICM realizado no Hemisfério Sul. O encontro teve 910 palestras e 21 apresentações plenárias, feitas pelos matemáticos premiados este ano e por pesquisadores escolhidos por um comitê internacional.

Durante a cerimônia, o presidente da União Internacional de Matemática (IMU), Shigefumi Mori, entregou o Prêmio Leelavati ao professor Ali Nesin, criador da Vila da Matemática, um espaço alternativo de ensino, sem o rigor das aulas tradicionais, construído em 2007 no interior na Turquia. Nesin recebeu a honraria ao lado de Sevan Nisanyan, parceiro do professor na concepção, construção e implementação da vila.

Mori elogiou o trabalho de Marcelo Viana à frente da organização do ICM 2018 e exaltou o fato de um encontro de enormes dimensões propiciar um ambiente tão acolhedor.  “O espírito de colaboração entre todas as pessoas envolvidas é uma grande marca do ICM”, afirmou.