Com mais de 60 polos, PAPMEM começa nesta segunda-feira (27)
A última semana de janeiro começou ainda mais movimentada no IMPA. Nos corredores do instituto, os alunos do Curso de Verão estão dividindo espaço com a turma do PAPMEM (Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio). Cerca de 150 professores vão ter aulas presenciais no IMPA até sexta-feira (31). Mas ao todo são mais de 2.900 participantes distribuídos em 60 polos por todo o Brasil.
“É um programa para compartilhar a beleza e a técnica da matemática para professores da área de uma forma bem fundamentada”, afirma o professor Luciano Castro, que apresentou palestra sobre matemática financeira na manhã desta segunda-feira (27) e participa do PAPMEM desde 2010.
Leia também: Folha destaca chegada de nova pesquisadora ao IMPA
Natal recebe medalhistas da OBM na 23ª Semana Olímpica
Matemático Louis Nirenberg morre aos 94 anos
Realizado em módulos independentes, duas vezes por ano, o programa é um treinamento gratuito para professores de matemática de todo o Brasil, com foco no conteúdo das três séries do Ensino Médio e em tópicos do Ensino Fundamental. As atividades acontecem em tempo integral, das 9 às 17 horas, com aulas expositivas na manhã e trabalhos em grupo à tarde.
O coordenador do programa, Eduardo Wagner, mestre em Matemática pelo IMPA e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), acredita que o PAPMEM é um ótimo momento para fazer conexões. “O curso só vem crescendo com o tempo, e hoje os números são expressivos. Temos uma capilaridade enorme. O fato de ser presencial é importante porque as pessoas se reúnem, interagem e estes contatos permanecem. É uma rede que estamos lançando a partir do curso”, aponta.
Professor da Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da FGV e coordenador do projeto “Matematicamente”, Luciano acredita que o curso motiva os participantes a se tornarem melhores professores. “Quanto mais profundidade eles tiverem nestes temas, maior será sua capacidade de transmitir conteúdo de uma forma correta. O objetivo é deixá-los empolgados com a matemática”, acrescenta.
Luisa Mara Oliveira participa do programa pela segunda vez. Fã de Eduardo Wagner, coordenador do PAPMEM, ela avalia que o curso traz uma “outra visão” ao professor. “Temos um aprofundamento maior em determinados conteúdos que na graduação só são vistos superficialmente.”
Engenheiro recém-formado, Lucas Melo Rodrigues está animado para o resto da semana. “O curso é muito forte no aspecto da revisão. Estão sendo abordados vários tópicos com os quais eu não entrava em contato há anos, como a matemática financeira, por exemplo.”
As palestras podem ser assistidas neste link.
Leia também: ‘Tempero’ matemático: PROLÍMPICO motiva professores
O mundo sob a perspectiva singular de Juan Viu Sos