Navegar

17/08/2021

Ciclo de palestras do IMPA vai mostrar fascínio da matemática

Para aproximar o público jovem dos fascínios da matemática, o IMPA lança, nesta quarta-feira (18), o “Ciclo de Palestras com Bolsistas Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado”, que será transmitido pelo YouTube do instituto, sempre às 10h. Na iniciativa, pesquisadores do IMPA que são bolsistas da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) vão apresentar, em linguagem acessível, temas da matemática relacionados às pesquisas que eles desenvolvem. Ministrada por Luiz Velho, pesquisador-líder do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), a primeira aula tratará sobre a matemática das animações em 3D.

Na edição seguinte, no dia 15 de setembro, será a vez de Augusto Teixeira apresentar os fractais aleatórios presentes em diversas figuras da natureza. Emanuel Carneiro vai mostra, em outubro, os interessantes conceitos matemáticos em  combinatória e análise por trás do problema “Resta um infinito”. E, em novembro, Marcos Dajczer introduzirá o conceito de  curvatura de uma superfície, fundamental para a área de geometria diferencial.

Leia mais: Matemática na Temática do Mar: Nachbin comemora sucesso
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Eralcilene Terézio
Terceira edição do Prolímpico começa nesta segunda-feira (16)

Carneiro, que já deu aulas para o ensino fundamental e médio, afirma estar empolgado com a experiência. “Essa ponte entre o pesquisador em matemática e o jovem da escola é maravilhosa. Do ponto de vista do pesquisador, poder falar para um público amplo e mostrar um pouco da beleza da matemática traz uma energia muito positiva. Do ponto de vista do estudante, que está aprendendo ali na escola, poder ver um pouco do que o ‘futuro’ guarda para ele pode abrir sua mente para algumas ideias e oportunidades novas”, opinou. 

Em sua apresentação, o pesquisador do IMPA vai falar sobre um dos seus problemas preferidos da disciplina. “Já ministrei essa aula presencialmente algumas vezes e sempre foi muito bacana. Vários problemas de matemática são bonitos e interessantes, mas podem ficar ainda mais surpreendentes se apresentados e discutidos de uma maneira envolvente. Escrevi um material escrito para acompanhar a vídeo-aula e espero que todos gostem do resultado e o multipliquem em suas salas de aula”, comentou.

Para Teixeira, o ciclo de palestras será uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem outros tipos de profissões, sobre as quais não existem muitas informações disponíveis. “Esse tipo de iniciativa tem o potencial de ajudar em diversos sentidos: apresentando áreas profissionais muitas vezes desconhecidas por eles, naturalizando a pesquisa como algo mais ao alcance dos alunos e alunas e despertando a sua curiosidade”, disse.

Ative o lembrete e não perca a oportunidade de conhecer as maravilhas da matemática!

Leia também: Medalhista da OBMEP ganha bolsa para estudar nos EUA
Aos 76 anos, morre o matemático Clóvis Gonzaga