Navegar

16/08/2021

Aos 76 anos, morre o matemático Clóvis Gonzaga

Imagem: UFSC

Morreu, aos 76 anos, o professor Clóvis Caesar Gonzaga, do departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Natural de Lages (SC), Gonzaga atuava nas áreas de otimização matemática e teoria de controle, e se tornou um dos maiores especialistas do mundo em otimização contínua. Como professor da COPPE-UFRJ, trabalhou por anos em algoritmos de busca em grafos e sua aplicação a problemas de planejamento de sistemas de energia elétrica.

“Clóvis foi um excelente matemático, e teve um importante papel na Otimização no Brasil. Era também uma pessoa de trato fácil e agradável. Nós nos conhecemos há mais de duas décadas no Comitê Assessor do CNPq, onde desenvolvemos uma relação afável que mantivemos ao longo dos anos”, comentou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Leia mais: Prefeitura do Rio e IMPA lançam Olimpíada Carioca de Matemática
Medalhista da OBMEP ganha bolsa para estudar nos EUA
Curso do IMPA trata do conceito de informação em probabilidade 

Filho de um advogado e uma professora secundarista, Gonzaga viveu em Joinville até 1963, de onde partiu para cursar Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Em 1968, ingressou como estudante na COPPE-UFRJ, onde depois se tornou professor. Durante o mestrado e o doutorado, estudou otimização contínua e discreta.

Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley, em 1976, trabalhando em otimização semi-infinita. Em 1985, tornou- se professor visitante do departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da universidade americana. Durante o período, desenvolveu um algoritmo de baixa complexidade para Programação Linear que superou o desenvolvido pelo matemático indiano Narendra Karmarkar.

Foi professor visitante de outras instituições, incluindo a Universidade Técnica de Delft na Holanda, a Universidade Paris I – Sorbonne e o INRIA em Paris. Também foi membro da diretoria da Mathematical Programming Society, do Comitê Assessor de Matemática do CNPq, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). 

Fonte: Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Leia também: Em palestra, Villani fala sobre convergência para o equilíbrio
TV Globo relaciona Olimpíada de Tóquio com ‘atletas’ da OBMEP