Navegar

16/08/2021

Matemática na Temática do Mar: Nachbin comemora sucesso

Para muito além das salas de aula e dos laboratórios, a matemática está presente na nossa rotina e é essencial para nosso convívio em sociedade. Mas se engana quem pensa que a matemática só entra em campo quando fazemos compras, por exemplo. Já estão disponíveis no YouTube do IMPA os cinco episódios da minissérie “Matemática na Temática do Mar”, idealizada pelo pesquisador André Nachbin com a proposta de popularizar o tema e mostrar que ele está em vários espaços do dia a dia.

“O objetivo foi divulgar matemática para um público amplo, não especializado, em um contexto atípico para a maioria. Ao longo dos episódios, escrevi em palavras, sem equações, os problemas onde o uso de matemática é fundamental”, detalha o pesquisador do IMPA.

Leia mais: Prefeitura do Rio e IMPA lançam Olimpíada Carioca de Matemática
Medalhista da OBMEP ganha bolsa para estudar nos EUA
Aos 76 anos, morre o matemático Clóvis Gonzaga 

Utilizando como temática o mar para tratar sobre ondas em fluidos e ondas em geral, os episódios explicam fenômenos como os tsunamis e a atuação da matemática na prevenção dos danos nestes casos, além da dinâmica submarina. O último capítulo estuda um problema inspirado pela mecânica quântica a partir dos aprendizados relacionados ao mar.

Para elaborar a minissérie, André Nachbin utilizou sua experiência de 25 anos como pesquisador do IMPA na área de dinâmica de fluidos. Ele também coleciona palestras sobre o tema voltadas para estudantes de diferentes níveis de formação. O matemático ressalta dois episódios em particular: “dos cinco, eu destacaria o primeiro e o último, vide as visualizações, mas não só por isso. O primeiro pegou o público de surpresa e muita gente correu para ver rápido. O último eu mudei de tema para um problema inusitado, com vídeos espetaculares de um colega do MIT (Massachusetts Institute of Technology)”.

Lançado em maio, o projeto “Matemática na Temática do Mar” já teve, ao todo, mais de seis mil visualizações. Os vídeos podem ser acessados pela playlist sobre Divulgação da Matemática no YouTube do IMPA.

Leia também: Terceira edição do Prolímpico começa nesta segunda-feira (16)
Curso do IMPA trata do conceito de informação em probabilidade