Navegar

02/08/2021

Carneiro propõe problema para espalhar 'alegria matemática'

Flickr/ Lucio Araujo

Motivar estudantes da educação básica a encarar um desafio matemático não costuma ser uma tarefa fácil. Em artigo de divulgação científica, o pesquisador do IMPA Emanuel Carneiro traz um guia para professores aplicarem em sala de aula um problema que promete espalhar a “alegria matemática” nas escolas brasileiras. “Para mim, se esse problema de matemática fosse um filme, seria ‘O Poderoso Chefão’, se fosse um piloto de carros, seria o Ayrton Senna, se fosse um jogador de basquete, seria o Michael Jordan”, define o pesquisador.

Leia mais: Colóquio mostra a vitalidade da matemática brasileira
Luiz Gustavo Nonato: a ciência de dados no combate à violência
Belotto: ‘Escolhi a matemática acadêmica pelos desafios’

Batizado por Carneiro de “Resta um infinito”, o problema pode ser ensinado a crianças de todas as idades, mas, para que elas entendam e apreciem a solução, é ideal que tenham noções básicas de progressões geométricas e equações do segundo grau. O material de apoio é simples: basta um quadro-negro, giz, lápis, papel, borracha e algum mimo para estimular os alunos, como um par de caixas de chocolates, sugere o pesquisador.

Ficou curioso? Confira o artigo “Meu problema de matemática favorito: o resta um infinito” e teste o desafio com seus alunos!

Leia também: Na Folha, Viana fala de uma importante descoberta de Gauss
Temos que olhar para a diversidade regional, diz Salazar