Navegar

24/01/2019

Brasil anuncia equipe que disputará olimpíada na Romênia

Guilherme Zeus, Pedro Sponchiado, Bernardo Peruzzo e Samuel Prieto Lima

A temporada de olimpíadas internacionais de Matemática está prestes a começar. A primeira competição de 2019 será a tradicional Romanian Master of Mathematics. O Brasil já escolheu o time — quatro alunos e dois líderes — que o representará na 11ª edição do torneio, de 20 a 25 de fevereiro, em Bucareste, capital da Romênia.

Os estudantes que integrarão o time do Brasil na Romênia são Bernardo Peruzzo Trevizan (Canoas-RS), Samuel Prieto Lima (Goiânia-GO), Guilherme Zeus Dantas e Moura (Maricá-RJ) e Pedro Lucas Lanaro Sponchiado (Santa Cruz do Rio Pardo-SP). Todos conquistaram medalhas de ouro, no nível 3, na 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2018). 

Leia também: Gregory Lawler e Le Gall dividem o Wolf Prize 2019
23 dos 76 aprovados na Unicamp têm medalhas da OBMEP e OBM
Números primos de Mersenne, visando o infinito

A equipe conta com dois veteranos em torneios internacionais. Em 2018, Bernardo Trevizan ganhou bronze na Romanian. Pedro Lucas Sponchiado ficou com o ouro na prova nobre do circuito, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Eles e os dois colegas serão liderados por Gustavo Empinotti e vice-liderados por Diego Elói.

Organizada desde 2007, a Romanian Master of Mathematics é uma das olimpíadas matemáticas mais conceituadas e reúne jovens talentos dos países com melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Em todas as suas participações, a equipe brasileira soma duas medalhas de prata e 17 bronzes.

Além do Brasil, já confirmaram a participação na edição deste ano as equipes da Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Coreia do Sul, China, Eslovênia, França, Geórgia, Estados Unidos, Hungria, Indonésia, Irã, Itália, Israel, Moldávia, Reino Unido, Polônia, Rússia e Ucrânia.

Leia também: Cursos de verão no IMPA reúnem 400 estudantes de 11 países
Anápolis recebe medalhistas da OBM para Semana Olímpica
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada