Navegar

21 de janeiro de 2019, 15:32h

Anápolis recebe medalhistas da OBM para Semana Olímpica

 

A cidade de Anápolis (GO) será a “capital da Matemática” de 21 a 25 de janeiro, período em que sediará a 22ª Semana Olímpica. São esperados 115 estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário no evento organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com os melhores colocados na 40ª O limpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2018.

Em 2018, 147 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil foram premiados pela OBM com medalhas de ouro, prata e bronze, além de 159 menções honrosas, a ser entregues na cerimônia que encerrará a Semana Olímpica, na sexta-feira (25).

Leia também: Equações preveem evolução no tamanho de anfíbios
A Medalha Fields de 2018, por Simon Donaldson
Alan Turing é eleito o cientista do século 20 em pesquisa da BBC

Nesta edição, 115 estudantes de 13 Estados ficarão reunidos no Estância Park Hotel para trocar conhecimentos com quem compartilha do interesse pela Matemática. Também foram convidados a participar da Semana Olímpica 11 alunos premiados na Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (OMEG).

Além de treinamentos intensivos — aulas, palestras, minicursos e simulados — de combinatória, teoria dos números, geometria e álgebra, sob a tutela de 25 professores de diversos Estados, os medalhistas serão convidados a part icipar dos testes para integrar a equipe brasileira em competições internacionais.

Na quinta-feira (24), as alunas farão a prova que determinará a equipe que representará o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), em Kiev (Ucrânia), de 7 a 13 de abril de 2019. No mesmo dia, meninos e meninas farão o primeiro teste de seleção para a equipe que representará o Brasil na Olimpíada do Cone Sul, na Bolívia, e da Comunidade das Línguas Portuguesas (CPLP), em Moçambique.

Leia também: Ciência ‘inútil’ revoluciona nosso dia a dia
Descoberto número primo com quase 25 milhões de dígitos
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada