Navegar

20/05/2022

Artigo de pesquisa de Marchesin será apresentado em congresso

 

O artigo sobre o trabalho do pesquisador do IMPA Dan Marchesin em leis de conservação hiperbólicas foi aceito na International Conference on Hyperbolic Problems, Theory, Numerics, Applications (HYP 2022) e será tema de uma palestra na conferência, que se consolidou como o principal evento da área. A apresentação vai detalhar a pesquisa desenvolvida pelo matemático nos últimos 40 anos sobre escoamento trifásico em meios porosos.

A palestra será ministrada pelo matemático Wanderson José Lambert, doutor pelo IMPA e hoje pesquisador da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Lambert é um dos autores do artigo junto com outros pesquisadores como o próprio Marchesin e o pós-doc do Laboratório de Dinâmica de Fluidos do IMPA (Fluid) Marlon López, também os professores Carlos Frederico Palmeira da PUC-Rio e César Eschenazi da UFMG. A previsão é que uma versão do artigo, intitulado “Decomposition of the Wave Manifold in Lax Admissible Regions and its Application to the Solution of Riemann Problems”, conste nos anais do congresso até o final do ano. Posteriormente, o trabalho completo será submetido a uma revista científica.

Leia mais: Luna Lomonaco fala sobre sistemas dinâmicos em palestra
B3 Social visita sede do IMPA para lançar Olimpíada Mirim
Autoridades parabenizam medalhistas da OBMEP

Marchesin comemora que, hoje, a teoria matemática desenvolvida por ele é utilizável, tanto para a extração de petróleo quanto para a recuperação ambiental, por meio da reinjeção no subsolo do dióxido de carbono proveniente da queima do combustível. “Há 20 anos, fala-se que as empresas e os países responsáveis pela extração precisam se preocupar com a recuperação ambiental. E a teoria matemática utilizada para a extração de petróleo ou para a injeção de dióxido de carbono é a mesma. Hoje, um dos congressos mais importantes da área passou a ser European Conference on the Mathematics of Geological Reservoirs, e passou a discutir também a questão ambiental”, explicou.

Em 1941, os físicos e engenheiros M.C. Leverett e W. B. Lewis anunciaram um modelo básico para o escoamento de óleo, água e gás em meios porosos. Nestas quatro décadas, Dan Marchesin e seus colaboradores perceberam que este problema contém uma dificuldade fundamental, que é a ressonância não linear entre dois modos de escoamento. Reconhecendo esta ressonância, eles puderam estabelecer a existência de um tipo novo de onda na solução.

A International Conference on Hyperbolic Problems, Theory, Numerics, Applications 2022 será realizada entre 21 e 24 de junho em Málaga, na Espanha. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Leia também: Medalhistas da OBMEP participam do Hotel de Hilbert
Em coluna na Folha, Viana comenta matemática e futebol