Navegar

13/03/2023

Artigo do IMPA é premiado em conferência internacional de IA

Da esquerda para direita: Daniel Csillag, João Vitor Romano e Thiago Ramos.

Um artigo científico do IMPA, que apresenta o desenvolvimento de um algoritmo (AmnioML) capaz de medir o volume de líquido amniótico de gestantes e prevenir problemas fetais, recebeu um prêmio da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial (AAAI, na sigla em inglês). O artigo foi apresentado na conferência “Aplicações Inovadoras de Inteligência Artificial”, uma das maiores do mundo em inteligência artificial, em Washington, DC. 

O trabalho, desenvolvido pelo Centro Pi (Centro de Projeto e Inovação IMPA) em parceria com o Grupo Dasa, ganhou um “Deployed application award”, uma das categorias mais concorridas, que abrange modelos teóricos aplicados e comprovados. O algoritmo tem taxa de 95% de acertos quando comparado com análises médicas tradicionais.  

Leia mais: Fernando de Goes conquistou Oscar técnico pela Pixar
IMPA renova cooperação com centro de pesquisa francês
Medalhista da OBMEP questiona ministra do MCTI

No artigo, “Amniotic Fluid Segmentation and Volume Prediction with Uncertainty Quantification”, pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado do Centro Pi, destacaram um diferencial do projeto: além do algoritmo, foi elaborado um intervalo de confiança para cada resultado gerado. 

Nossa tarefa era desenvolver um algoritmo capaz de mostrar no exame onde está o líquido amniótico e gerar uma estimativa de volume. Sendo uma área médica, havia um desafio a mais que era obter uma noção de incerteza, pois não queríamos que nosso sistema pudesse causar um erro médico. Para isso usamos redes neurais e uma técnica para quantificação de incerteza, que geralmente não é usada em trabalhos como esse. No nosso caso, esse cálculo foi um destaque a mais para o nosso trabalho”, explicou Daniel Csillag, que integrou a equipe de pesquisa na ocasião. 

O trabalho também é assinado por João Vitor Romano, Lucas Monteiro, Roberto B. Seixas, Roberto Imbuzeiro Oliveira, Rodrigo Schuller, Paulo Orenstein e Thiago Ramos. 

“Ficamos felizes pelo trabalho ter sido aceito e publicado e mais ainda quando foi premiado”, afirmou Thiago Ramos. 

O projeto

O projeto do Centro Pi é uma parceria do instituto com o setor produtivo e exemplo de como a matemática aplicada é capaz de auxiliar a medicina, agilizando diagnósticos e possíveis dificuldades durante a gestação. O trabalho é financiado por um edital da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) para inteligência artificial.

O algoritmo desenvolvido analisa imagens de exames gestacionais e calcula o volume de líquido amniótico. Os dados de treinamento foram disponibilizados pelo médico, especialista em radiologia fetal, Heron Werner, do Grupo Dasa. 

Atualmente, a ferramenta integra um programa de computador usado por médicos. Para obter o resultado, é necessário que o especialista aperte apenas um botão. O algoritmo tornou a estimativa de líquido amniótico 20 vezes mais rápida.

“Foi um trabalho em equipe com um pessoal que tinha diferentes tipos de conhecimento. Todos contribuíram bastante para o projeto”, concluiu João Vitor Romano.

Leia também: Na infância, Claudia Lorena Espitia sonhava em ser cientista
Aluno do IMPA se dedica à combinatória desde a escola