Navegar

24/07/2019

A trajetória de beneficiários do Bolsa Família na OBMEP

Rodrigo Nascimento, de 19 anos, exibe as medalhas conquistadas na Obmep — Foto: Marianna Rios/MDS

Reprodução do G1

Por Ana Carolina Moreno e Vanessa Fajardo – Finalistas na categoria Matemática do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2019

Criada em 2005 para tentar popularizar a matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) já atinge 18 milhões de alunos de 99% dos municípios do país. A abrangência da iniciativa tem ajudado a revelar talentos para a área, inclusive entre parte das famílias mais pobres do Brasil: um cruzamento de dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) encontrou, entre as 45 mil medalhas distribuídas pela Obmep desde 2011, 999 estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. Eles conquistaram 1.288 medalhas.

Os estudantes Rodrigo Gonçalves do Nascimento, de Capela do Alto (SP) e Geovana Rodrigues da Pascoa Souza, de Sobral (CE), fazem parte desse grupo. Segundo dados obtidos pelo G1 junto ao MDS, Minas Gerais, São Paulo e Ceará respondem por 576 das 1.288 medalhas, ou 45% do total.

Leia também: Brasil conquista seis medalhas na IMO 2019, na Inglaterra
Apreciador das artes, Eder Correa conclui pós-doutorado
Morre Mitchell Feigenbaum, pioneiro da Teoria do Caos

Rodrigo, hoje com 19 anos, participou seis vezes da Obmep, entre o 7º ano do ensino fundamental e o 3º do ensino médio. Ganhou medalhas em todos os anos – duas de ouro e quatro de prata. Geovana possui duas medalhas e uma menção honrosa da Obmep.

“Matemática é uma matéria que eu gosto muito, desde pequeno tenho muita facilidade. Eu participei da Obmep a primeira vez porque a escola inscreveu todo mundo, mesmo quem não tinha interesse. Mas eu participei porque eu gosto, além do mais queria ir para o PIC [Programa de Iniciação Científica]”, afirma Rodrigo.

O PIC é um curso oferecido aos medalhistas da Obmep com duração de um ano. Eles são desafiados a responder exercícios de raciocínio lógico virtualmente e participam de encontros presenciais mensais em polos que reúnem estudantes de uma mesma região.

Geovana Rodrigues da Pascoa Souza, de Sobral, com a medalha de ouro da Obmep — Foto: Arquivo pessoal

Geovana, que hoje tem 15 anos, conheceu a Obmep em 2015, quando estava no 6º ano, por conta do professor de matemática da Escola José Inacio Gomes Parente, da rede pública de Sobral. O professor formou um pequeno grupo de estudo entre os interessados em fazer a prova e em sua primeira participação na competição, Geovana garantiu uma menção honrosa. Em 2016, depois de se preparar durante todo o ano, ganhou a medalha de ouro.

Ambos são beneficiários do Bolsa Família. O pai de Geovana divide a sociedade de uma pequena granja com o irmão, e a mãe trabalha como doméstica. Ela tem dois irmãos mais velhos que não trabalham.

Já o pai de Rodrigo é caseiro, e a mãe trabalha como faxineira. Ele possui seis irmãos, mas nenhum se interessou pelos estudos. “Minha irmã mais velha vende marmitex e meu irmão mais velho é serralheiro.”

1.288 medalhas acumuladas

Rodrigo, Geovana e os outros 997 beneficiários do Bolsa Família acumulam, no total, 1.288 medalhas: 93 de ouro, 234 de prata e 961 de bronze. Os estudantes também receberam 465 menções honrosas no período.

Levantamento do MDS encontrou 999 estudantes beneficiários do Bolsa Família que conquistaram 1.288 medalhas na Obmep desde 2011 — Foto: Roberta Jaworski/G1

Contato positivo com a matemática

Em entrevista ao G1, Artur Ávila, o brasileiro que recebeu, em 2014, a Medalha Fields, considerada o “Nobel da matemática”, afirmou que as olimpíadas do conhecimento não são a solução ideal para o problema educacional brasileiro, mas diz que elas são “um programa extremamente barato e com o qual você consegue passar ao lado dessas dificuldades que tem no ensino em geral”.

Segundo ele, um dos benefícios é acessar “alunos muitas vezes de comunidades carentes de lugares que você não esperaria, devido às dificuldades econômicas no Brasil”, e oferecer a eles um “primeiro contato positivo com o estudo e com a matemática”.

No caso de Geovana, junto com os prêmios da Obemp veio o convite para estudar com bolsa integral em uma escola particular de Sobral. Atualmente ela cursa o 9º ano na escola Farias Brito Sobralense e segue firme na preparação para as olimpíadas. Almeja, inclusive, chegar às competições internacionais.

“Vou participar nesse ano e pretendo participar nos próximos três anos [até o ensino médio] porque eu vi que a olímpiada pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na minha vida. Por causa da Obmep, várias pessoas conseguem entrar na faculdade e melhorar a formação acadêmica, e é isso que eu quero para mim também”, diz.

Geovana quer seguir estudando e cursar alguma faculdade relacionada à matemática.

“A Obmep mudou bastante minha vida, ganhei bolsa de estudo completa, fiz novas amizades com pessoas que gostam tanto de matemática como eu. Sou muito grata.”

Futuro na programação

Rodrigo concluiu o ensino médio há dois anos, e agora estuda sozinho para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma vaga na universidade. Seu sonho é cursar informática e se tornar um grande programador.

“Eu trabalhava em um comércio, fazia tudo lá, mas juntei um dinheiro para conseguir me manter e saí. Agora não estou trabalhando para me dedicar aos estudos nesse pouco tempo que falta para o Enem.”

Para o adolescente, os cursos realizados durante a Obmep o ajudaram a gostar ainda mais de matemática. “Era muito legal porque conheci bastante gente e nos cursos só tinha gente interessada naquilo que eu gostava. Acho que a Obmep foi muito importante na minha vida.”

Foto de Rodrigo de 2013, quando ele estava no 9º ano e o professor de matemática Vanderlei Machado, da escola Marcílio Leite de Almeida, na cidade de Capela do Alto — Foto: Arquivo pessoal

Como os jovens foram encontrados

Ao G1, o MDS afirmou que chegou a esses 999 estudantes por meio de uma série de cruzamentos de informações. As bases de dados cruzadas foram a do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecida como CadÚnico com a de medalhistas e menção honrosa da Obmep. De acordo com o Impa, na primeira fase da olimpíada, da qual costumam participar mais de 18 milhões de estudantes, a inscrição é feita por escola e a participação é optativa, por isso não existe um banco de dados pessoais dos inscritos.

“A metodologia utilizada para cruzar os dados levou em consideração o nome, a data de nascimento, o nome da mãe e o CPF do estudante”, explicou o ministério.

Apesar de a maioria das medalhas ser de bronze, o levantamento mostra que 101 desses 999 estudantes conseguiram ganhar pelo menos três medalhas em edições diferentes da Obmep.

A distribuição dos jovens atinge todos os estados. A pedido do G1, o MDS listou o número de medalhas obtidas em cada estado. Minas Gerais, São Paulo e Ceará são os únicos estados onde foram conquistadas mais de 100 medalhas, e outros quatro estados receberam menos de dez medalhas: Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Mapa mostra a distribuição por estado das medalhas da Obmep conquistadas pelos beneficiários do Bolsa Família entre 2011 e 2017 — Foto: Fernanda Garrafiel/G1