Navegar

31/01/2023

'A OBMEP foi a olimpíada que me abriu portas', diz medalhista

Leonardo Melito foi medalhista de prata na 17ª OBMEP

Multimedalhista em diversas olimpíadas do conhecimento, Leonardo Juliano Melito, de 18 anos, morador de Erechim, no Rio Grande do Sul, conta que foi a OBMEP a responsável por incentivá-lo a participar de outras competições científicas. Hoje, o jovem acumula dez medalhas de diferentes olimpíadas – quatro delas da OBMEP: duas de bronze, uma de prata e uma de ouro. Ele conquistou ainda uma menção honrosa. 

“A OBMEP foi minha primeira olimpíada e minha primeira medalha, aos 13 anos [bronze]. Foi a que me abriu as portas, me fez perceber que tinha talento para matemática e com isso pude aprimorar meus estudos e transferir esse aprendizado para outras áreas do conhecimento.”

Leia mais: IMPA promove evento sobre álgebra comutativa e geometria
Luiz Henrique de Figueiredo é homenageado no IMPA
Google anuncia doação de 150 mil dólares em visita ao IMPA

O desempenho do jovem garantiu uma vaga no PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), que oferece uma bolsa de R$ 100 mensais do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para que alunos de escolas públicas premiados com medalhas integrem grupos de estudos com foco em matemática. Para Leonardo, a participação no programa foi decisiva para progredir inclusive em outras disciplinas.  

“A OBMEP me fez perceber que poderia focar neste caminho acadêmico. Com o PIC, ganhei pela segunda vez uma medalha de bronze, fiz o PIC de novo e ganhei meu primeiro e único ouro na OBMEP. Eu via o pessoal recebendo e achava que nunca conseguiria. Depois, vieram outras medalhas. Fui premiado nas Olimpíadas Nacional de Ciências (ONC); de Astronomia (OBA); de Física e na Olimpíada Regional de Matemática do Rio Grande do Sul. Se não fosse a OBMEP, não teria descoberto essas outras áreas.” 

A tão esperada medalha dourada foi alcançada em 2019. Na última 17ª edição da OBMEP, em 2022, Leonardo conquistou a medalha de prata – que ainda será entregue. 

Filho de professora da rede pública, o jovem conta que o incentivo dos pais foi determinante para alcançar todos os resultados. “Minha mãe sabia o poder que a OBMEP tinha e por isso meus pais me incentivaram muito a estudar e participar. Grande parte do mérito é deles.”

Com foco nos estudos, ao concluir o Ensino Fundamental II, Leonardo precisou deixar a cidade natal, aos 15 anos, para cursar o Ensino Médio no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo – que fica a 80 km de Erechim. “Comecei morando na casa de um casal de amigos da minha família e logo depois fui morar sozinho, mas já sabia me virar.”

Neste ano, o estudante se prepara para mais uma mudança de endereço – também motivada pelos estudos. Leonardo está a caminho do Rio de Janeiro. Ele vai cursar Economia em uma universidade particular na cidade maravilhosa. 

Leia também: IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 7 de fevereiro
Na Folha: as contribuições de Silvestre 2º para a matemática