Navegar

27/10/2022

TV Globo destaca ações de 70 anos do IMPA

Na semana em que completou 70 anos de história, o IMPA foi destaque em duas reportagens da TV Globo e uma da GloboNews. As reportagens do Jornal Hoje e do RJTV abordaram as inovações do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), a formação de profissionais em matemática e a atuação em olimpíadas de conhecimento, além da Conferência IMPA 70 anos, realizada de 17 a 21 de outubro. 

Em visita ao instituto, o repórter Danilo Vieira mostrou a matemática de pertinho: discreta, silenciosa e com a fama de “complexa”. Pelo trabalho realizado pelo instituto há 70 anos, o Brasil tornou-se referência mundial na área. Como explicou o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, a matemática é muitas coisas e é isso que o IMPA tenta mostrar.

Leia mais: Carlangelo destaca peso do IMPA em Sistemas Dinâmicos
Luiz Henrique de Figueiredo homenageado no SIBGRAPI 2022
Pereira interpreta neurologia em sistemas dinâmicos

“Somos uma instituição de pesquisa que faz matemática de alto nível, somos uma escola de pós-graduação e atuamos também no universo da educação básica! Fazemos a popularização da ciência, além de projetos em parceria com empresas e órgãos públicos para levar o conhecimento matemático até as atividades econômicas e a execução de políticas públicas”, afirmou em entrevista para a equipe de reportagem.

Sobre o Centro Pi, a TV Globo falou sobre o algoritmo desenvolvido em parceria com a empresa de medicina Dasa para estimar o volume de líquido amniótico no útero de gestantes.

“A gente determina o que é líquido no exame de ressonância e subtrai do útero: o feto, a placenta e o cordão umbilical. O que é super útil para os médicos, depois, para entender o que está acontecendo dentro do útero”, explicou o pesquisador do instituto, Paulo Orenstein.

Ganhador da Medalha Fields, em 2014, o pesquisador do IMPA Artur Avila também foi entrevistado na ocasião. “Eu não pensava que matemática era uma carreira, não se falava. Para mim, engenharia era uma carreira e coisas mais tradicionais. Foi aí que eu vi que é uma carreira e tinha gente de qualidade!”, afirmou Avila.

Para fechar a reportagem, a TV Globo reforçou a importância da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e entrevistou o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da olimpíada, Claudio Landim.

“São, todo ano, 20 milhões de alunos que participam, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Portanto, é uma olimpíada que tem um impacto extraordinário no país”, disse Landim. 

Confira a matéria do Jornal Hoje neste link.

Confira a matéria completa do RJTV neste link.

Leia também: Leia também: Einstein, café, chá e matemática em instituto nos EUA
Projetos do Centro Pi viram tese de doutorado