Navegar

1 de outubro de 2018, 16:36h

Abertas as indicações para o Prêmio SBM 2019

Estão abertas as indicações dos candidatos ao Prêmio SBM de Matemática 2019. Concedido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Matemática durante o Colóquio Brasileiro de Matemática, tem como objetivo premiar o melhor artigo original de pesquisa em Matemática publicado recentemente por um jovem pesquisador residente no Brasil. As indicações poderão ser feitas por qualquer pesquisador ou docente de instituição nacional de ensino e pesquisa.

O Prêmio SBM foi criado em 2013 e, na primeira edição, foi entregue ao pesquisador extraordinário do IMPA e Medalha Fields (2014) Artur Avila. Umberto Hryniewicz (UFRJ) e Pedro Salomão (IME-USP) foram premiados em 2015 e Robert Morris (IMPA) em 2017.

Leia também: Brasil ganha nove medalhas em Olimpíada de Geometria
Alunos descobrem a Matemática na profissão dos pais
Blog Ciência & Matemática: O tal do algoritmo

Podem ser indicados ao Prêmio SBM os artigos publicados nos anos de 2016 a 2019 por pesquisadores ou docentes que tenham obtido o seu doutorado em 2004, ou posterior, e que possuam vínculo empregatício em caráter permanente em instituições brasileiras desde o 2016 ou anterior. As indicações deverão ser enviadas para o e-mail premiosbm@sbm.org.br até o dia 28 de fevereiro de 2019.

O vencedor é definido por um júri que se baseia nos seguintes parâmetros: originalidade, relevância, profundidade e potencial de impacto no desenvolvimento da respectiva área. Na edição de 2019, a banca de jurados será formada pelos professores Noga Alon (Tel Aviv e Princeton), Richard Schoen (UC Irvine), Stanislav Smirnov (Genéve), Vaughan Jones (Vanderbilt) e Paolo Piccione (USP).

O vencedor receberá um diploma, prêmio no valor de R$ 20 mil, além de convite para proferir palestra plenária no Colóquio Brasileiro de Matemática.
Para mais informações e acesso ao regulamento acesse o site.

Leia também: A crise dos fundamentos da matemática
Programas temáticos podem receber até R$ 200 mil
IMPA abre concurso para contratar pesquisador