Navegar

15/01/2020

Workshop aponta soluções matemáticas para empresas

Foto: Freepik

A matemática está na Inteligência Artificial, no escoamento de poços de petróleo, nas políticas públicas de segurança e na modelagem econômica de problemas de empresas de diferentes áreas. A disciplina desempenha papel fundamental nos setores de tecnologia, finanças, inovação e indústria, onde um erro pode desencadear prejuízos expressivos. Para estimular parcerias e contribuir com soluções inovadoras para o mercado, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) vai promover o 1º Workshop Matemática e Indústria, em 13 e 14 de fevereiro, ao lado do Cepid-CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria) da USP (Universidade de São Paulo).

O evento contará com a participação de gestores da Petrobras, da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e de empresas de finanças e tecnologia. O workshop no IMPA vai apresentar a executivos, empreendedores e pesquisadores ferramentas matemáticas que podem contribuir para o desenvolvimento de seus produtos. As inscrições são abertas para colaboradores de empresas e devem ser feitas no site do IMPA até 7 de fevereiro. Há vagas também para estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente de matemática, estatística ou computação. 

Leia também: Programa usa neurociência em ensino inovador de matemática
Na Folha de S. Paulo, o estranho caso do número 6174
Retrospectiva 2019: relembre fatos marcantes na matemática

Na palestra “Quanto valem as ciências matemáticas?”, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, vai abordar o potencial da matemática para o desenvolvimento da economia brasileira. O pesquisador do instituto Luciano de Castro demonstra como a economia matemática pode apoiar empresas, detalhando tópicos como estratégia competitiva, técnicas de decisão, maximização de lucro em mercados competitivos e desenho de mercado. O diretor do Cepid-CeMEAI, José Alberto Cuminato, apresenta projetos desenvolvidos pelo centro nos quais a matemática tem papel importante.

A programação do workshop conta com mais 20 apresentações de pesquisadores de universidades brasileiras, da ANP, Petrobras e de empresas de finanças e tecnologia. Em oficinas de discussão de problemas, alunos de graduação e pós-graduação vão trabalhar em equipe para solucionar desafios propostos pelas empresas participantes.

Leia também: Programa de Verão promove mergulho na matemática
Medalhista do Acre é primeira da família a entrar na universidade