Navegar

06/02/2023

Webinários celebram vencedores do Prêmio IMPA


Os vencedores da 5ª edição do Prêmio IMPA de Jornalismo participam de dois webinários, na quarta (8) e sexta-feiras (10), às 11h, promovidos para contar o processo de apuração das reportagens escolhidas pelo júri. As transmissões serão no canal do IMPA no YouTube e terão a mediação do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e do coordenador de Assessoria de Imprensa, Raphael Gomide, membros da Comissão Julgadora.

O primeiro encontro virtual está marcado para quarta-feira (8), às 11h, reunindo os três primeiros colocados da categoria “Divulgação Científica”. Na sexta-feira (10), no mesmo horário, o bate-papo será com os ganhadores da “Matemática”. 

Leia mais: Na Folha: a vida e as contribuições de D’Alembert
Premiados pela 17ª OBMEP já podem se inscrever no PIC
IMPA promove evento sobre álgebra comutativa e geometria

No primeiro webinário, a jornalista Nádia Pontes apresentará detalhes da série As cientistas da Amazônia”, veiculada na Deutsche Welle, primeiro lugar. O documentário abordou, em três episódios, o trabalho de mulheres pesquisadoras que dedicam a vida profissional a estudar a floresta Amazônica. A série foi unanimidade entre os jurados como vencedora na categoria. 

Natália Belizário e Jéssica Maes vão abordar a produção do “Podcast Habitat”, da Folha de S. Paulo, que ficou na segunda posição na categoria Divulgação Científica. As reportagens em áudio e texto discutem o impacto humano na perda da biodiversidade no planeta e a possibilidade de uma extinção em massa. O trabalho também é assinado por Magê Flores e Maurício Meireles.

Christina Queiroz contará os bastidores da série “Outras Faces da Independência”, da Revista Pesquisa Fapesp. O trabalho foi realizado em parceria com Glenda Mezarobba, Carlos Fioravanti, Yuri Vasconcelos, Ana Paula Orlandi, Danilo Albergaria e Diego Viana. As reportagens mostram como a Ciência foi tratada como política de Estado no Império, com benefícios econômicos e diplomáticos para o Brasil, inclusive de manutenção do território. O material traz ainda uma excelente entrevista em vídeo com o diretor do Museu do Ipiranga.

Categoria Matemática 

Na sexta-feira (8), é a vez de Bruno Romani falar sobre a reportagem “Como a inteligência artificial revelou os segredos dos Beatles”, parceria com Marcos Muller e William Mariotto. Publicada no Estadão, o trabalho explica o funcionamento da IA e sua aplicação em algoritmos de “desmixagem” que revelaram conversas “escondidas” dos Beatles. A reportagem foi primeiro lugar na categoria Matemática. 

Em segundo, a jornalista Stefhanie Piovezan, do Jornal da USP, vai falar sobre o processo de produção da reportagem Estudantes do ensino básico aprendem matemática e estatística confeccionando saias”. O texto trata do uso de tópicos de estatística e geometria para a confecção de saias e mostra como estudantes do ensino básico aprendem a disciplina através da iniciativa criativa. 

Lucas Duarte Matos, que ficou em terceiro lugar, comenta a matéria Práticas pedagógicas têm no mundo virtual ferramentas para aprendizado de matemática e geometria”, que foi ao ar na TV Liberal (afiliada da TV Globo no Pará). O trabalho é uma parceria com Mônica Chagas da Silva e outros profissionais. 

O público pode participar do webinário enviando perguntas. Após as transmissões online, os vídeos ficarão disponíveis no canal do IMPA no YouTube. Até lá!

Leia também: 18ª OBMEP abre inscrições nesta quarta-feira (1º)
‘A OBMEP foi a olimpíada que me abriu portas’, diz medalhista