Navegar

04/05/2021

Viana fala de popularização da matemática em live da SBMAC

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, participou, nesta segunda-feira (3), da série de lives que a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) realiza junto a Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru durante a semana de comemoração do Dia Nacional da Matemática (6 de maio). Na conversa, transmitida no canal de YouTube da SBMAC, Viana destacou a importância da popularização da matemática, além de contar detalhes sobre sua trajetória e a consolidação da pesquisa matemática brasileira.

O diretor-geral do IMPA relembrou de sua vinda para cursar o doutorado no instituto à convite do pesquisador emérito Jacob Palis, em 1986. “Fui bem direto e disse que só precisava de uma bolsa. E a resposta dele foi ‘tem, vem.” Viana compartilhou que acha a matemática o assunto mais bonito que existe. “Na matemática tudo tem regra, você consegue entender e explicar. O espaço para o debate é finito. Chega uma hora em que alguém prova um teorema e acabou, não tem mais o que debater se a pessoa acredita ou não acredita.”

Leia mais:  IMPA seleciona profissional para cargo de analista administrativo
Artur Avila vira super-herói em livro sobre cientistas brasileiros
Marcelo Viana fala sobre números imaginários na Folha

O primeiro Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) do qual participou, em 1990, no Japão, foi um marco para seu encantamento ainda maior com a disciplina, revelou. “Era a primeira vez que o congresso era levado para a Ásia, e mais especificamente para Quioto, uma das cidades mais lindas que existe. Além da matemática e de todo o ritual do ICM, tinha este lugar fantástico, cheio de experiências novas. Foi tão impressionante que devo ser a única pessoa que foi a todos os ICMs desde 1990 até agora”, brincou.

Viana também destacou o rápido avanço da matemática brasileira nas últimas décadas, com conquistas como a Medalha Fields de Artur Avila, pesquisador extraordinário do instituto, em 2014, e o ingresso do Brasil no Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), em 2018. “Estas coisas não mudam a nossa realidade e nossas dificuldades, mas é uma sinalização de um grande caminho percorrido em muito pouco tempo. A matemática brasileira não existia na década de 50.”

A popularização da matemática também foi um dos temas abordados por Viana na conversa. Para o diretor-geral do IMPA, é preciso que os pesquisadores da área se mobilizem neste quesito. “Muitas vezes os jornalistas querem falar sobre matemática mas morrem de medo. Então, temos que mostrar para eles como construir este diálogo”, pontuou.

Apresentar a disciplina de uma forma atrativa é um dos focos da coluna semanal de Viana na Folha de S.Paulo, lembrou a professora da Unesp de Bauru Tatiana Miguel, uma das mediadoras da live. “Escrever a coluna é um desafio grande porque o jornal é para um público amplo, então a linguagem tem que ser o mais direta possível”, comentou Viana. “Um dos objetivos de escrever os textos é para que as pessoas se sintam melhor com a matemática.”

As lives da SBMAC e da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru em comemoração ao Dia Nacional da Matemática acontecem ao longo desta semana. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da organização.

Leia também: No YouTube, André Nachbin lança série sobre ondas
Marcelo Viana fala sobre números imaginários na Folha