Navegar

18/11/2022

TV Globo, Folha, G1 e Band destacam 1ª graduação do IMPA

O primeiro curso de graduação do IMPA, que funcionará dentro do projeto Porto Maravalley (Pomar), na região portuária do Rio de Janeiro, foi destaque em matérias dos principais meios de comunicação do Brasil – TV Globo, Band, SBT, O Globo, Folha de S.Paulo, G1, Valor, Agência Brasil e diversos outros veículos, de várias regiões do país. O local sediará ainda um polo de startups de alta tecnologia, empresas e escritórios de investidores. 

Reportagem da TV Globo, no RJTV, contou com depoimentos do diretor-geral da instituição, Marcelo Viana, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Em evento realizado na quinta-feira (17), com a presença de várias autoridades, imprensa e representantes do IMPA, foram apresentados detalhes da iniciativa. A repórter Ana Paula Santos destacou que o objetivo do projeto é desenvolver uma espécie de Vale do Silício carioca. 

Leia mais: IMPA Tech: ‘forma democrática de atender o país’, diz Viana
Na Folha, Viana fala sobre teorema de Persi Diaconis
Jorge Lopes, do IMPA, é premiado no centenário do INT

“Teremos diversos mecanismos para fazer com que o hub e, em particular, o curso de graduação, interajam com a cidade, com as instituições de ensino e com as escolas. É extremamente importante expor os nossos jovens e nossas crianças aos possíveis caminhos de desenvolvimento através da educação”, disse Viana para a reportagem do RJTV. 

Paes, por sua vez, afirmou que ter um curso de graduação de matemática no projeto era fundamental para o crescimento econômico da cidade. “Não tenho dúvida de que é um marco para o desenvolvimento do Rio de Janeiro”, disse o prefeito. 

Reportagem veiculada no Jornal do Rio, da Band TV, apontou que o projeto vai transformar o “coração da zona portuária” do Rio de Janeiro. O objetivo é fazer da cidade a “capital da inovação”. A matéria disse que o empreendimento, além de abrigar empresas, será responsável, por meio da graduação do IMPA, pela formação de novos profissionais para o país. 

À reportagem, Viana frisou que o curso será gratuito. Paes elogiou o fato da OBMEP ser um critério de seleção. “Dando oportunidade para gente que vem da escola pública, que tem todo tipo de dificuldade, vir estudar em uma das melhores faculdades de matemática do mundo”, ressaltou o prefeito. 

A matéria na Folha de S.Paulo destacou o fato de que o projeto colocará, lado a lado, matemática e setor produtivo. “Matemática é fundamental para o desenvolvimento do país e do PIB “, disse Viana. “Precisamos atrair talentos para a área”, acrescentou o diretor-geral do IMPA. 

A reportagem lembrou ainda que o programa de mestrado e doutorado do IMPA tem avaliação máxima da agência Capes/MEC, e citou o matemático Artur Avila, pesquisador do instituto que recebeu a Medalha Fields em 2014. 

Ao G1, Viana enalteceu a diversidade dos alunos que vão estudar na graduação do IMPA. “Vamos trazer para o Rio de Janeiro estudantes de todo o Brasil, com grande diversidade. Eles vão, ao mesmo tempo, no funcionamento do curso, dinamizar a atividade econômica e o desenvolvimento tecnológico da cidade”. 

A reportagem de O Globo explicou que o curso do instituto vai ocupar metade do galpão, com salas de aula, laboratórios e biblioteca. “O curso terá um ciclo básico de dois anos. No terceiro ano, o aluno vai escolher a área que deseja se especializar: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados ou Física”, disse Viana. 

Leia também: Projeto do Centro Pi é tema de palestra no Rio Innovation Week
Ouro aos 65 anos: ‘É algo muito gratificante’