'Meu sonho era conhecer o IMPA’, diz professor do Pará
Raimundo Moura Barbosa, 60 anos, professor de matemática da rede pública de São Miguel do Guamá, no Pará, viajou mais de 3 mil km até chegar ao Rio de Janeiro no último dia 30 e poder realizar o sonho de conhecer o IMPA nesta sexta-feira (6).
Conhecido como professor Zico, o docente chegou ao instituto durante o Programa de Verão e afirmou estar encantado com a estrutura, que até então, só conhecia através das aulas do Youtube.
“Eu tinha o sonho de estar aqui, sempre acompanhei o IMPA, e estou muito feliz com essa oportunidade. Estou achando tudo maravilhoso”, contou animado.
Leia também: Serrapilheira e Faperj fazem edital para negros e indígenas
Na Folha, Viana explica função de Boole
Curso de Verão reúne brasileiros e estrangeiros no IMPA
O professor, que dá aula para o Ensino Fundamental e Médio, revelou ainda que era fã do ex-diretor do IMPA, Elon Lages Lima – um dos mais importantes e produtivos autores de livros de matemática do país e detentor de dois Prêmios Jabuti de Ciências Exatas. O matemático faleceu em 2017.
“Eu tinha o sonho de conhecer o Elon também, mas infelizmente não consegui. Sempre o acompanhava”, lamentou.
Programa de Verão
O Programa de Verão do IMPA começou nesta segunda-feira (2). O curso é gratuito e as atividades se estendem a alunos e pesquisadores de outras instituições. Dividido em disciplinas de iniciação científica, mestrado, doutorado e seminários, o programa vai até 3 de março. As aulas também são disponibilizadas pelo YouTube do IMPA.
Ao todo, são oferecidas três matérias para iniciação científica, nove para mestrado, sete para doutorado e dez seminários. A lista de disciplinas está disponível no site, assim como os horários das atividades. Confira aqui. As inscrições vão até 16 de janeiro.
Leia também: IMPA já tem sete eventos previstos para 2023
OBMEP: Orgulho em dose dupla na família Santos