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15/12/2021

Olimpíada Carioca premia estudantes com viagem à Disney

O clima foi de animação entre os estudantes e profissionais da educação que participaram da premiação da Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), que aconteceu nesta quarta-feira (15) na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, na Gávea. Foram entregues mais de 100 prêmios para alunos do 2º ao 9º ano, professores e também escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro que apresentaram bom desempenho na competição, realizada pela prefeitura em parceria com o IMPA.

Quarenta e dois estudantes receberam como prêmio viagens aos parques da Disney e à Agência Espacial Americana (Nasa), nos Estados Unidos. A iniciativa também premiou com notebooks e cursos de programação e de inglês os 160 alunos que mais se destacaram na prova. Além deles, oito professores e dois diretores dos colégios dos vencedores receberam viagens internacionais de formação. 

As onze escolas que tiveram o maior número de alunos premiados também levaram, cada uma, um cheque de R$ 60.000 destinado à criação de laboratórios maker com equipamentos como máquinas de impressão 3D e placas de robótica. Na cerimônia, foram distribuídas ainda medalhas e placas comemorativas. 

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, participaram da cerimônia, além de representantes do Instituto XP, Edify e CyberLabs, patrocinadores da iniciativa. 

Viana parabenizou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e Ferreirinha pela iniciativa de promover a OCM. “É extremamente gratificante a gente ver autoridades públicas para quem a educação é uma prioridade. Além disso, essa é uma olimpíada extremamente inovadora no formato e no desenho das premiações. É claro que o mérito é do prefeito, mas tenho certeza que tem um dedo grande do secretário de Educação nessa olimpíada. Sei disso porque, não contem para ninguém, mas ele é um infiltrado da matemática na administração municipal”, brincou.

Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA. Crédito: Secretaria de Educação do Rio de Janeiro/ Daniel Carneiro e Michell de Albuquerque

Medalhista da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), o secretário de Educação contou como a competição, da qual participava desde o 6º ano do Ensino Fundamental, transformou sua trajetória individual. “O que mais me chamou a atenção (na competição) foi o desafio pessoal de tentar me superar. ‘Conseguir’ não era sair com a medalha de ouro, com a viagem, o que é consequência do processo. Mas o ‘conseguir’ era se arriscar, sentir o frio na barriga e sair dali melhor do que a gente entrou. Conto com vocês para que a gente possa multiplicar essa ideia”, afirmou Ferreirinha.

Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação do Rio

A estudante Rihanna Maria da Silva Rodrigues, de 8 anos, foi premiada com um notebook, cursos de programação e de inglês. Carregando entusiasmada uma medalha no pescoço, Rihanna, do 2º ano da Escola Jorge Amado, em Rio das Pedras, estava ansiosa para chegar em casa. “Minha mãe vai ficar muito orgulhosa. Vou poder usar o computador para estudar ainda mais”, comemorou.

João Miguel, Hellen Victória e Rihanna Maria, estudantes do 2º ano da Escola Jorge Amado, de Rio das Pedras

O presente de debutante da estudante Miriam Borges da Silva, de 15 anos, superou todas as suas expectativas, e veio por mérito próprio: o bom desempenho na OCM, o que lhe garantiu uma viagem internacional. “Estou muito feliz. Nunca imaginei que um dia eu iria para a Disney”, contou a premiada, que, perguntada sobre o que mais gostou na experiência, respondeu categórica: “Tudo!”.

Olimpíada Carioca de Matemática se inspirou na OBMEP

A OCM foi criada em 2021, nos moldes da OBMEP, com o objetivo de estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos e oferecer uma competição saudável para os alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. O IMPA foi responsável por elaborar todas as provas da competição, que, em sua primeira edição, contou com a participação de cerca de mil escolas da cidade. Atenta à questão da representatividade, a iniciativa dividiu prêmios igualmente entre meninos e meninas.