Navegar

25/08/2023

Seminário de Geometria reúne pesquisadores internacionais

Pesquisadores e estudantes se reuniram no IMPA ao longo de toda semana para participar do seminário Geometry, Arithmetic and Differential Equations of Periods” (GADEPs). O evento contou com palestras remotas e presenciais. Para o  pesquisador do IMPA e organizador do seminário Hossein Movasati, a ideia da atividade é reunir matemáticos de diferentes gerações. “O seminário foi criado há três anos. Com o modelo híbrido, podem participar diferentes pessoas e isso é ótimo. O IMPA é um instituto reconhecido e poder trazer nomes internacionais  para que os jovens se inspirem e pensem que também podem fazer aquilo é excelente”.

Hosein destaca ainda que o objetivo é dar continuidade ao seminário nos próximos anos e incentivar a troca de conhecimento entre os participantes. “Na programação, colocamos um dia livre para que os participantes não necessariamente fizessem matemática, mas que pudessem aproveitar e fazer trocas. O objetivo é misturar esse aspecto científico com alguns passeios e distrações e consequentemente,  produzir matemática”. 

Leia mais: Relembre vencedores do Prêmio IMPA em ‘Divulgação Científica’
Medalhista da OBMEP usa bolsa do PIC para investir nos estudos
Folha: Viana conta a história da astrônoma Sophia Brahe

O evento reuniu 15 pesquisadores. Entre eles, Roberto Villaflor (PUC-Chile), que foi aluno de mestrado e doutorado do IMPA.  

“Já tinha apresentado uma outra palestra aqui, em 2019, e agora participei do seminário. Poder vir ao IMPA é sempre um grande prazer, me sinto em casa, conheço grande parte das pessoas. Além disso, eu amo o Rio de Janeiro. Fico muito feliz em voltar.”

Já o palestrante Gregorio Baldi (IHES-França) participou pela primeira vez de um  evento no IMPA. O italiano ficou encantado com o instituto. 

“Foi a minha primeira vez na América do Sul. O IMPA é incrível. Amei o instituto e sua beleza. Além disso, o Rio de Janeiro também possui uma vibe excelente, pude encontrar alguns amigos matemáticos.”

O estudante de doutorado da UFRJ Gabriel Barruci, que esteve no evento, explica que trabalha com folheações holomorfas, que também têm relação com a temática do seminário. Para ele, a palestra online do Adrian Clingher (University of Missouri-St. Louis), sobre On K3 Surfaces with Lattice Polarization foi uma das que mais chamou sua atenção.  

“O seminário foi excelente, as apresentações foram ótimas. Consegui entender muita coisa, para ser sincero, anotei muita coisa e vou estudar quando voltar para casa. São temas bem complexos e precisam de tempo para entendermos todas as conexões que são feitas nas pesquisas.”

Outro participante do seminário é o colombiano Daniel Felipe Lopez Garcia, que é doutor pelo IMPA e atualmente faz pós-doutorado na USP. Ele disse que é sempre interessante retornar ao IMPA e que ficou feliz ao ver colegas que trabalharam com ele no doutorado dando palestras.

“Esse evento é muito importante porque essa é uma área da matemática muito interessante. As palestras que mais me chamaram atenção foram de palestrantes que também trabalharam comigo no doutorado. Consigo ver a evolução deles e acho que reflete em mim, é muito legal saber que também possa ocupar aquele espaço.”

Além de Gregorio Baldi (IHES) e Roberto Villaflor (PUC, Chile), também participaram do seminário: Patrick Brosnan (University of Maryland); Jin Cao (Tsinghua University); Adrian Clingher (University of Missouri-St. Louis); Jorge Duque (Universidad de Chile); Tiago J. da Fonseca (UNICAMP); François Greer (Michigan State Univesity); Khelifa Nazim (Université Paris-Saclay); Gregory Pearlstein (Texas A&M University); Christian Schnell (Stony Brook); Emre Sertöz (Leibniz University Hannover); Salim Tayou (Harvard University); Claire Voisin (IMJ); Hossein Movasati (IMPA).

Leia também: MCA está com inscrições abertas para sessões especiais
IMPA seleciona bolsista de pós-doutorado em matemática