Navegar

22/08/2023

MCA está com inscrições abertas para sessões especiais

O Conselho Matemático das Américas (MCofA), na sigla em inglês, está com  inscrições abertas para a submissão de sessões especiais para o MCA (Congresso de Matemática das Américas) 2025. Os interessados devem enviar suas candidaturas para o endereço de e-mail keyfitz.2@osu.edu até 31 de março de 2024. 

Para a submissão, o interessado deve incluir nome de todos os organizadores, informações de contato, título e uma pequena descrição do projeto. Para saber mais, acesse o edital

O 4º Congresso de Matemática das Américas acontece em Miami, entre 21 e 25 de julho de 2025. Esta edição é organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas, da Universidade de Miami (EUA). 

Leia mais: Medalhista da OBMEP usa bolsa do PIC para investir nos estudos
Evento de Geometria Simplética reúne brasileiros e estrangeiros
Relembre 5 matérias vencedoras do Prêmio IMPA de Jornalismo

Além das sessões especiais, o evento contará com cinco plenárias. Uma delas é  do pesquisador do IMPA Jorge Vitório Pereira, que já participou de uma sessão especial do congresso, em 2017, em Montreal, no Canadá. 

“É um congresso muito interessante. Vai ser minha primeira vez como plenarista no evento e é totalmente diferente da sessão especial. Falarei com um público maior e que apesar de também ter formação em Matemática, não necessariamente é da minha área, então é um desafio e uma responsabilidade muito maior.  É uma honra e estou animado porque gosto de dar palestras”, destacou Jorge Vitório. 

Alexei Borodini (MIT), June Huh (Princeton), Melanie Matchett Wood (Harvard) e Maciej Zworski (University of California) também integram os plenaristas do congresso. Na programação estão previstas ainda 20 palestras especiais de pesquisadores de diferentes locais da América. Entre os convidados, dois são brasileiros: Alexandre Fernandes (Universidade de Fortaleza) e Ernesto Birgin (USP). 

O MCA tem como objetivo destacar internacionalmente trabalhos matemáticos realizados nas Américas e promover colaborações entre pesquisadores, estudantes, instituições e sociedades matemáticas americanas.

Leia também:  Imprensa destaca visita do presidente Lula ao IMPA Tech
Folha: Livro conta história de 101 mulheres na ciência