Navegar

28/01/2020

Roberto Imbuzeiro participa de quadro no Fantástico

Foto: reprodução do Fantástico

Alguma coisa completamente inusitada já aconteceu com você e te deixou espantado pela coincidência? São estas histórias que o pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro explica, respaldado pela matemática, no quadro “É Muita Coincidência” do Fantástico. Na série, que estreou no domingo (26), o especialista em probabilidade prova que alguns acontecimentos da vida cotidiana que parecem absolutamente improváveis são, na verdade, mais comuns do que podemos imaginar.

Quais são as chances das mesmas dezenas de números serem sorteadas em dois concursos lotéricos consecutivos ? O fato aconteceu na Bulgária, em 2009, e teve grande repercussão. No primeiro episódio do programa, Imbuzeiro mostrou que, considerando que existem cerca de 200 loterias como as da Bulgária no mundo, as chances de algo inusitado acontecer em algum lugar em algum momento são de impressionantes 8%. 

Leia também: Com mais de 60 polos, PAPMEM começa nesta segunda-feira (27)
Natal recebe medalhistas da OBM na 23ª Semana Olímpica
Matemático Louis Nirenberg morre aos 94 anos

Foto: reprodução do Fantástico

A história de amor de um casal de Chicago que teve seu destino selado por uma nota de U$ 1 também foi destaque no quadro. Anos antes de conhecer seu marido, Esther havia decretado para si mesma que casaria com o rapaz que ficasse com a cédula na qual havia escrito seu nome. Sem saber da história, o designer Paul se deparou com a nota e a usou como desculpa para pedir a moça, hoje sua esposa, em namoro. Coincidência? Destino? Sem romantismo, o matemático prova que as chances de isto ter acontecido eram relativamente altas: uma em 100.

Se alguma grande coincidência sem explicação já aconteceu na sua vida, mande a história para o Fantástico

Foto: reprodução do Fantástico

Assista ao quadro na íntegra.

Leia também: ‘Tempero’ matemático: PROLÍMPICO motiva professores
Folha destaca chegada de nova pesquisadora ao IMPA