Navegar

05/10/2022

Provas da 2ª fase da OBMEP neste sábado (8)

As provas da segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) serão realizadas no próximo sábado (8), às 14h30 (horário de Brasília), em todo o país. Mais de 900 mil alunos classificados na primeira fase estão aptos a participar da prova e concorrer às premiações da maior olimpíada científica do Brasil. Os locais de prova foram divulgados no site da OBMEP.

Leia Mais: Viana fala sobre probabilidade em sua coluna na Folha
Prêmio IMPA prorroga inscrições até 11 de outubro
Com mais de 14 mil visitantes, Festival é destaque na imprensa

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP classificou alunos de escolas públicas e particulares pela realização da primeira fase da competição, em 7 de junho, da qual participaram mais de 18,1 milhões de alunos de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

Provas da segunda fase

A segunda fase da OBMEP consiste em uma prova composta por seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para completar a prova. 

Para ter acesso ao local de prova, o estudante deve acessar este link, informar o estado, o município e a escola, depois buscar o nome na lista. As escolas que desejem conferir o local em que seus alunos farão a prova da segunda fase devem informar seu código INEP, no mesmo link.

A organização da OBMEP recomenda que os estudantes cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de prova, apresentando um documento de identificação legível (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), além de materiais como lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

A divulgação dos premiados será em 20 de dezembro deste ano, sendo distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.775 medalhas de prata e 5.175 de bronze, além de 51.900 menções honrosas, de acordo com a instituição.

Leia também: Futuras cientistas expande atuação no Brasil em 2023
Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora