Navegar

03/10/2022

Futuras cientistas expande atuação no Brasil em 2023

O Futuras Cientistas, programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) – do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) -, passará a atuar nas 27 unidades da federação a partir de janeiro de 2023. Com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Futuras Cientistas oferece 470 vagas para a Imersão Científica a alunas do 2º ano do ensino médio e a professoras da rede pública de todo o Brasil. As inscrições vão até 10 de outubro, pelo site gov.br/cetene.

O programa oferece quatro módulos de atuação e um auxílio de R$ 483 para subsidiar a participação das selecionadas. A primeira modalidade de atuação do programa é promovida anualmente, sempre no período de férias escolares, e recebe estudantes e professoras em laboratórios de pesquisa para um mergulho no cotidiano de um cientista. 

Leia Mais: Divulgado o resultado final para Analista Administrativo
‘Meninas Olímpicas do IMPA’ elogiam programa
Com palestras variadas, evento empolga estudantes

A modalidade remota disponibiliza todos os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho. Neste ano, 108 propostas de atividades foram inscritas, e as aprovadas podem ser encontradas no site oficial da Instituição.

A imersão científica será em 25 estados brasileiros, de 3 a 31 de janeiro. As exceções são Acre, com atividades de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, e Pará, de 6 a 24 de fevereiro. Das vagas disponíveis, 160 são destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares, 160 a estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico, 150 para docentes e, no escopo geral, 10% das vagas são destinadas preferencialmente a pessoas com deficiência. 

Moradora de Casa Amarela, no Recife, a estudante Manuella Jatobá, 17 anos, criou o seu próprio robô na Imersão. Ela integrou o Laboratório de Robótica, com tutoria no estado de Sergipe, por meio das atividades remotas durante a pandemia.

“Foi graças ao Futuras que consegui entrar nessa área que é muito linda. A experiência abriu minha mente para a computação. Eu queria, mas não tinha tanta certeza. Hoje tenho confiança para realmente ingressar nesta área, pesquisar sobre, procurar cursos e entrar na faculdade futuramente”, diz a aluna da Escola de Referência do Ensino Médio Ageu Magalhães.

Vagas por estado

Acre 10

Alagoas 10

Amapá 10

Amazonas 15

Bahia 30

Ceará 20

Distrito Federal 10

Espírito Santo 10

Goiás 15

Maranhão 20

Mato Grosso 10

Mato Grosso do Sul 10

Minas Gerais 25

Pará 30

Paraíba 10

Paraná 20

Pernambuco 45

Piauí 20

Rio de Janeiro 25

Rio Grande do Norte 10

Rio Grande do Sul 20

Rondônia 10

Roraima 10

Santa Catarina 15

São Paulo 40

Sergipe 10

Tocantins 10

Leia também: Festival mostra que matemática pode ser divertida e inovadora
Festival Nacional da Matemática abre as portas no Rio