Navegar

27/08/2019

Programa OBMEP na Escola tem os locais de prova divulgados

Professores de Matemática de escolas públicas municipais e estaduais, com dois anos de experiência no ensino básico e inscritos no processo seletivo do programa OBMEP na Escola 2020, já podem consultar os centros de aplicação de prova. O exame de habilitação será realizado em 28 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília). 

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino da disciplina no país, o programa estimula a adoção de novas práticas didáticas nas salas de aula e atividades extraclasses com o uso dos materiais da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), como provas e bancos de questões.

Leia também: Elio Gaspari defende programas de Iniciação Científica da OBMEP
Marcelo Viana recebe Prêmio CBMM por contribuição à ciência
Motivação de professor torna possível medalha na OBMEP

Professores de todo o país serão orientados no desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática didática de resolução de problemas, no trabalho com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas.

Elaborada pelo IMPA, a prova discursiva consistirá em seis problemas, com duração de três horas. O candidato deverá comparecer ao centro de aplicação com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para o início da prova, portando documento de identificação original, com foto, e caneta esferográfica de tinta preta ou azul. O resultado da prova será divulgado em 26 de novembro. 

A confirmação do local de prova deve ser feita exclusivamente pelo site da OBMEP. O protocolo de confirmação está disponível na página do participante. Para acessá-lo, o candidato deve entrar no acesso restrito/administração do site da OBMEP e informar seu número de CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Para saber todas as datas, consulte o calendário do programa OBMEP na Escola.  

Os professores premiados na edição 2019 da OBMEP (lista será divulgada em 3 de dezembro) já estão com as vagas garantidas, independentemente da realização ou não da prova, bem como de seu resultado. 

Realizado pelo IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o programa OBMEP na Escola é promovido com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). 

O programa conta, também, com o patrocínio da Fundação Itaú Social por meio de bolsas oferecidas aos professores participantes. De março a setembro de 2020, os professores habilitados e selecionados receberão uma bolsa no valor mensal de R$ 765 para realizarem as atividades.

Para mais informações, acesse o regulamento.

Leia também: Jo Boaler participa de seminário em setembro no Brasil
Trajetória de Hubert Lacoin vai dos carros ao baralho