Professora recorre à lenda do Rei Arthur para ensinar tabuada
Em uma sala de aula de um colégio de Praia Grande (SP), estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental tiveram contato com a tabuada a partir de uma aventura lendária. Buscando driblar as dificuldades dos alunos com o tema, a pedagoga Daria Passos recorreu à contação de histórias para criar o projeto “Cavaleiros da Tabuada Redonda”, utilizando a lenda do Rei Arthur para engajar as crianças no estudo da tabuada.
O projeto contou com três etapas, começando com a contação da história em grupo, seguida de uma pesquisa sobre a lenda do Rei Arthur. Já em um segundo momento, os estudantes aprenderam sobre a tabuada, uma representação em forma de tabela utilizada para fazer cálculos das operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Depois, chegou o momento da verdadeira experiência: uma vivência imersiva da lenda do Rei Arthur e seus cavaleiros.
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Assumindo a persona de ‘MerlinDária’, uma maga conselheira de Arthur, a professora convidou todos os estudantes para serem cavaleiros do Rei em um comunicado enviado por e-mail. As mensagens continham histórias sobre o reino que davam orientações de como os cavaleiros poderiam proteger o castelo e impedir possíveis invasões.
Os alunos foram então convocados para o treinamento: um estudo das tabuadas do 5 ao 9. Assim, uma vez por semana, os estudantes recebiam uma tarefa extra, que estimulava o estudo das tabuadas. Além disso, a turma também participou de jogos de cartas e enigmas espalhados pelo colégio, que contemplavam a história e o uso de conhecimentos diversos.
Em depoimento na plataforma Porvir, a pedagoga afirma que o projeto foi enriquecedor e desafiou, inclusive, ela mesma. “A criatividade necessária nos e-mails e a construção de desafios matemáticos (que fizessem sentido e que tivessem relação com o cotidiano) contribuíram para estimular a imaginação, a curiosidade sobre a época relatada na história”, afirmou.
Fonte: Porvir
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