Navegar

14/07/2021

Pós-doutor do IMPA participa de simpósio internacional

Crédito: Pixabay

Desde o início da pandemia, a matemática tem sido uma forte aliada para a adoção de medidas de combate ao coronavírus, com estudos sobre estatística e probabilidade da evolução da doença. Para falar sobre os modelos epidemiológicos na matemática, o pós-doutorando do IMPA Marlon Lopez participa, nesta quinta-feira (15), do IV Simpósio de Educação Tecnológica 2021, em Honduras, país onde ele nasceu e se formou.

O matemático fará apresentação sobre “Modelos matemáticos aplicados a enfermidades epidêmicas (Covid-19)” no evento, realizado de forma virtual pela Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán. “O objetivo é deixar claro para uma pessoa totalmente leiga como a matemática pode contribuir durante uma pandemia, como a que estamos vivendo. Vou explicar como chegamos aos modelos matemáticos que apontam, por exemplo, se uma região terá alta de casos ou necessidade de lockdown”, detalha.

Leia mais: Marcelo Viana na Folha: a matemática da tabela periódica
Hubert Lacoin participa de simpósio da ABC na terça (13)
‘Não apague’: a relação de matemáticos com o quadro-negro

Lopez cursou graduação em engenharia matemática na Universidad Nacional Autónoma de Honduras. Já no Brasil, se tornou mestre e, posteriormente, doutor em engenharia mecânica com especialização em fenômenos de transporte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Hoje, ele é pós-doutorando no laboratório de Dinâmica dos Fluidos do IMPA, sob a supervisão do professor Dan Marchesin, trabalhando em diferentes áreas,  desde equações diferenciais aplicadas a processos de extração de petróleo até a epidemiologia matemática. 

Ele avalia que a área pode contribuir para momentos como o que estamos vivendo agora. “Estamos começando a entender diferentes tipos de modelos matemáticos que se usam nos processos de transmissão de doenças infecciosas. Tentamos entender como evolui a transmissão de uma doença em uma pandemia”, detalha.

O pós-doutorando também tem sido convidado para eventos virtuais em universidades de outros países, como México e Colômbia, para falar sobre diversos aspectos da matemática, inclusive relacionados a doenças infecciosas. “O IMPA é um dos lugares que abriu as portas para eu poder me desenvolver como pesquisador. A instituição abre as portas ao conhecimento, mesmo no meu caso, de um estrangeiro vindo de um país pequeno com muitas limitações como é Honduras. Tenho um grande respeito e carinho por esta grande instituição brasileira”, reconhece o estrangeiro.

As inscrições para o IV Simpósio de Educação Tecnológica 2021 da Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán estão abertas e podem ser feitas no site da instituição. Não há pré-requisitos para a participação no seminário, que é gratuito e acontece nos dias 15 e 16 de julho. A apresentação de Marlon López acontece nesta quinta-feira (15) às 16h30, pelo horário de Brasília.

Leia também: Doutorando do IMPA desenvolve ‘cachorro virtual’
IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo