Navegar

09/07/2021

Hubert Lacoin participa de simpósio da ABC na terça (13)

Novo membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o pesquisador do IMPA Hubert Lacoin participa do 5º Simpósio Científico de Membros Afiliados da ABC: Ciências Matemáticas na terça-feira (13), às 16h. Transmitido no YouTube da ABC, o evento vai reunir quatro novos membros afiliados da ABC para apresentar suas pesquisas matemáticas em temas como comportamento de fluidos, equações diferenciais parciais e teoria de regularidade, estruturas geométricas estáveis e convergência ao equilíbrio de cadeias de Markov.

Em sua palestra, Lacoin vai falar da convergência ao equilíbrio de cadeias de Markov, ou, em termos mais simples: a matemática do embaralhamento. “Pode parecer uma coisa muito abstrata, mas não é. Um exemplo bem ilustrativo é o baralho de carta sendo embaralhado. Na minha palestra tentarei definir os termos da pergunta ‘quantas vezes é preciso embaralhar as cartas?’, e explicar como podemos antecipar respostas para ela”, explica.

Leia mais: O Globo destaca estudo do IMPA sobre sistemas políticos
Diretor-geral do IMPA abre simpósio sobre sistema político e matemática
Viana na Folha: por que a tabela periódica é assim?

Os outros novos membros da ABC Adriana Neumann de Oliveira (UFRGS), Edgard Almeida Pimentel (PUC-Rio) e Gregório Manoel da Silva Neto (Ufal) também farão apresentações de seus objetos de estudo. O simpósio será coordenado por Maria José Pacífico (UFRJ) e também contará com as debatedoras Jaqueline Mesquita (UNB) e Ana Shirley Ferreira (UFC) da Silva.

O pesquisador do IMPA relata estar empolgado para conhecer as pesquisas dos colegas, que atuam em diferentes áreas da matemática. “Normalmente, temos contato com pesquisadores da mesma especialidade. Sair dessa especialização e ir ao encontro de um público maior é uma coisa muito saudável”, destaca Lacoin.

A programação do Simpósio está disponível no site da ABC. Para obter certificado de participação é preciso se inscrever neste link.

Leia também: No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Heitor Braga
IMPA seleciona profissional para vaga de analista administrativo