Piauí cria torneio de matemática para alunos da rede estadual
Com o objetivo de disseminar o estudo da matemática e contribuir com o desempenho dos alunos da rede pública na OBMEP, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Piauí criou o Torneio de Matemática (TME²). A competição, inspirada nas provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, consiste em duas fases: a primeira com uma prova objetiva de 16 questões para todos os inscritos e, a segunda, para os estudantes classificados, uma prova discursiva com quatro questões no valor de 20 pontos. Os estudantes mais bem colocados recebem medalhas.
O torneio foi lançado este ano e já teve uma alta adesão. Segundo a secretaria, das 458 escolas estaduais com ensino médio regular no Piauí, 407 tiveram estudantes inscritos, aproximadamente 90% das unidades. A primeira fase aconteceu em um dia simbólico: 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, e 62,7 mil estudantes participaram. Já a segunda fase, com a prova discursiva, acontece no próximo sábado (24) e vai reunir mais de 4 mil estudantes classificados na 1ª fase da competição.
Leia mais: Imprensa destaca apoio do governo ao IMPA Tech
IMPA recebe alunos de escolas públicas e privadas
Folha: Viana conta trajetória de Nicholas Saunderson
“Esse torneio é mobilizador e busca envolver mais estudantes, e escolas na melhoria dos seus ensinos. Se observarmos, existe um melhor nível de desempenho educacional nas escolas que têm treinamento para competições de conhecimento. Dessa forma, faz todo sentido incentivar os estudantes a fazerem essas competições de conhecimento”, destacou o professor e superintendente de ensino da Seduc, Antônio Amaral.
Assim como a OBMEP, no final do torneio, os alunos mais bem colocados serão premiados. Ao todo, serão distribuídas 200 medalhas: 32 de ouro, 63 de prata, 105 de bronze, além de 210 menções honrosas.
Os estudantes premiados poderão ainda integrar o projeto “Jornada Especial da Matemática”, que está em fase de desenvolvimento. A ideia é oferecer um treinamento especializado para olimpíadas de matemática para os 200 estudantes que se destacaram no torneio. Esse projeto será realizado em Teresina, na capital do estado nordestino.
O TME² faz parte do projeto Seduc Olímpica que visa fomentar o estudo dos alunos em competições de matemática e outras disciplinas. O programa criado conta com acompanhamento sistemático das ações, inscrições das escolas e dos estudantes em diversas olimpíadas, feiras de ciências e torneios.
Além disso, uma das metas do projeto é que todas as escolas estaduais do Piauí participem anualmente, de no mínimo, cinco olimpíadas do conhecimento. Neste ano, o governo conseguiu garantir que todos os colégios da rede estadual estivessem inscritos na OBMEP.
“É uma ação completa, pois aproxima e envolve toda a comunidade escolar, impulsionando o aprendizado e descobrindo novos potenciais. O Torneio de Matemática faz parte do Seduc Olímpica que dá todo o incentivo para que esses estudantes de alto rendimento também se destaquem nas olimpíadas nacionais. Queremos que mais estudantes conquistem medalhas nas próximas edições da OBMEP e em outras competições”, destacou o secretário de Educação, Washington Bandeira.
Leia também: Inscrições abertas para o prêmio ‘Elisa Frota Pessoa’
Confira as oportunidades de trabalho no IMPA