Navegar

07/02/2023

Pesquisador se despede do Brasil em congresso no IMPA

Desde 2019 no Brasil, o pesquisador italiano Ugo Bruzzo se despede da comunidade científica brasileira durante a 15ª ALGA (Commutative Algebra and Algebraic Geometry) que acontece no IMPA até sexta-feira (10). O evento é um tradicional encontro das áreas de álgebra comutativa e geometria algébrica, que acontece cinco anos após a última edição e reúne nomes de destaque da área. 

Com trabalhos que conectam física e matemática, Bruzzo permaneceu durante três anos em João Pessoa (PB) como professor titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e conta que sua experiência no Brasil também foi marcada por visitas ao IMPA. 

Leia mais: Na Folha: a vida e as contribuições de D’Alembert
Premiados pela 17ª OBMEP já podem se inscrever no PIC
IMPA promove evento sobre álgebra comutativa e geometria

“Conheço o instituto há mais de 15 anos. Acho que essa é minha quarta visita ao IMPA só nestes anos que passei em João Pessoa. É sempre muito bom estar aqui, é um ótimo lugar. Até porque me lembra um pouco o lugar onde trabalho [na Itália], que tem ótimos estudantes e uma boa infraestrutura”, comentou Bruzzo.

Ugo Bruzzo, da Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (SISSA), na Itália

Ele diz que retorna para a Itália no início de março, para lecionar na Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (SISSA), em Trieste. “Tenho um sentimento duplo. Estou feliz de voltar ao meu trabalho na Itália e sinto falta de muitas coisas. Mas, ao mesmo tempo, me sinto triste de precisar deixar o Brasil e João Pessoa”, disse.

Quem também participou do evento foi o pesquisador Paolo Cascini, do Colégio Imperial de Londres (Reino Unido). Ele foi agraciado com o Prêmio Moore – 2016, da Sociedade Americana de Matemática (AMS), ao lado de outros três pesquisadores, por um artigo considerado revolucionário para a área. O prêmio é uma distinção matemática concedida a cada três anos para um artigo de pesquisa notável publicado em uma das revistas da AMS.

Paolo Cascini, do Colégio Imperial de Londres (Reino Unido)

Ele avaliou sua participação na ALGA como animadora. “Vim ao IMPA em 2014 e estou muito animado de estar de volta. Acabei de chegar, mas o que vi até agora foi ótimo, é claro! São muitas palestras e várias delas são de áreas diferentes da minha. Isso é ótimo para mim, porque tenho a oportunidade de aprender coisas novas!”, comentou Cascini.

O encontro conta ainda com uma palestra da pesquisadora Alicia Dickenstein, vencedora do Prêmio Internacional L’Oreal-UNESCO 2021 para Mulheres na Ciência. Pesquisadora da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU) de 2015 a 2018, ela  apresenta a palestra “Linear algebra, combinatorics and defectivity”, na quinta-feira (9) às 12h. 

No mesmo dia, participa do congresso Renzo Cavalieri, que se dedica a um período sabático e integra neste ano o pós-doutorado de verão do IMPA. A palestra aborda o espaço de módulos de curvas, às 14h. Na semana passada, ele já havia marcado presença na XXVI Escola de Álgebra em Curitiba (PR) – espaço dedicado à Álgebra e suas aplicações, realizado no Paraná.

“Apresentações de Jovens Pesquisadores” da ALGA

Neste ano, a 15ª Commutative Algebra and Algebraic Geometry inaugurou a “Apresentação de Jovens Pesquisadores”. Além de realizar convites para os palestrantes, os organizadores do encontro abriram espaço para jovens pesquisadores apresentarem seus resultados de pesquisa. O número de trabalhos submetido aos avaliadores superou as expectativas. 

“Muitos jovens nos escreveram e não contávamos com tantas submissões. Tivemos que reorganizar o programa para conseguir acolher a maioria dos trabalhos. Esse número alto de submissões de pesquisas mostra que a área está crescendo e ficamos felizes em abrir esses espaços para que esses jovens pesquisadores possam integrar a comunidade”, explicou Carolina Araujo, pesquisadora do IMPA e integrante da Comissão Organizadora do evento. 

Ao todo, 18 jovens pesquisadores ou alunos no final do doutorado apresentam os primeiros resultados de pesquisas.

Leia também: 18ª OBMEP abre inscrições nesta quarta-feira (1º)
‘A OBMEP foi a olimpíada que me abriu portas’, diz medalhista