Pesquisador se despede do Brasil em congresso no IMPA
Desde 2019 no Brasil, o pesquisador italiano Ugo Bruzzo se despede da comunidade científica brasileira durante a 15ª ALGA (Commutative Algebra and Algebraic Geometry) que acontece no IMPA até sexta-feira (10). O evento é um tradicional encontro das áreas de álgebra comutativa e geometria algébrica, que acontece cinco anos após a última edição e reúne nomes de destaque da área.
Com trabalhos que conectam física e matemática, Bruzzo permaneceu durante três anos em João Pessoa (PB) como professor titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e conta que sua experiência no Brasil também foi marcada por visitas ao IMPA.
Leia mais: Na Folha: a vida e as contribuições de D’Alembert
Premiados pela 17ª OBMEP já podem se inscrever no PIC
IMPA promove evento sobre álgebra comutativa e geometria
“Conheço o instituto há mais de 15 anos. Acho que essa é minha quarta visita ao IMPA só nestes anos que passei em João Pessoa. É sempre muito bom estar aqui, é um ótimo lugar. Até porque me lembra um pouco o lugar onde trabalho [na Itália], que tem ótimos estudantes e uma boa infraestrutura”, comentou Bruzzo.
Ele diz que retorna para a Itália no início de março, para lecionar na Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (SISSA), em Trieste. “Tenho um sentimento duplo. Estou feliz de voltar ao meu trabalho na Itália e sinto falta de muitas coisas. Mas, ao mesmo tempo, me sinto triste de precisar deixar o Brasil e João Pessoa”, disse.
Quem também participou do evento foi o pesquisador Paolo Cascini, do Colégio Imperial de Londres (Reino Unido). Ele foi agraciado com o Prêmio Moore – 2016, da Sociedade Americana de Matemática (AMS), ao lado de outros três pesquisadores, por um artigo considerado revolucionário para a área. O prêmio é uma distinção matemática concedida a cada três anos para um artigo de pesquisa notável publicado em uma das revistas da AMS.
Ele avaliou sua participação na ALGA como animadora. “Vim ao IMPA em 2014 e estou muito animado de estar de volta. Acabei de chegar, mas o que vi até agora foi ótimo, é claro! São muitas palestras e várias delas são de áreas diferentes da minha. Isso é ótimo para mim, porque tenho a oportunidade de aprender coisas novas!”, comentou Cascini.
O encontro conta ainda com uma palestra da pesquisadora Alicia Dickenstein, vencedora do Prêmio Internacional L’Oreal-UNESCO 2021 para Mulheres na Ciência. Pesquisadora da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU) de 2015 a 2018, ela apresenta a palestra “Linear algebra, combinatorics and defectivity”, na quinta-feira (9) às 12h.
No mesmo dia, participa do congresso Renzo Cavalieri, que se dedica a um período sabático e integra neste ano o pós-doutorado de verão do IMPA. A palestra aborda o espaço de módulos de curvas, às 14h. Na semana passada, ele já havia marcado presença na XXVI Escola de Álgebra em Curitiba (PR) – espaço dedicado à Álgebra e suas aplicações, realizado no Paraná.
“Apresentações de Jovens Pesquisadores” da ALGA
Neste ano, a 15ª Commutative Algebra and Algebraic Geometry inaugurou a “Apresentação de Jovens Pesquisadores”. Além de realizar convites para os palestrantes, os organizadores do encontro abriram espaço para jovens pesquisadores apresentarem seus resultados de pesquisa. O número de trabalhos submetido aos avaliadores superou as expectativas.
“Muitos jovens nos escreveram e não contávamos com tantas submissões. Tivemos que reorganizar o programa para conseguir acolher a maioria dos trabalhos. Esse número alto de submissões de pesquisas mostra que a área está crescendo e ficamos felizes em abrir esses espaços para que esses jovens pesquisadores possam integrar a comunidade”, explicou Carolina Araujo, pesquisadora do IMPA e integrante da Comissão Organizadora do evento.
Ao todo, 18 jovens pesquisadores ou alunos no final do doutorado apresentam os primeiros resultados de pesquisas.
Leia também: 18ª OBMEP abre inscrições nesta quarta-feira (1º)
‘A OBMEP foi a olimpíada que me abriu portas’, diz medalhista