Navegar

21/02/2022

Para que serve o Teorema de Pitágoras?

Na última semana, um questionamento ligado ao universo matemático agitou as redes sociais: para que serve o teorema de Pitágoras? A reflexão foi provocada por um tuíte do influenciador digital e youtuber Felipe Neto, que compartilhou que, aos 34 anos, ainda não aplicou esse conhecimento adquirido na escola. Apesar de parecer abstrato, o famoso Teorema de Pitágoras aparece com frequência em nosso cotidiano, e determina que, em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. 

Até hoje, o Teorema é muito utilizado em áreas como arquitetura, construção civil, urbanização e física, além da própria matemática. “O Teorema de Pitágoras é um dos aprendizados mais simples e importantes da geometria. E a geometria está em todo lugar, seja na engenharia ou na biologia, é uma das primeiras coisas que você precisa saber em qualquer tipo de ciência. A fórmula é muito usada na construção, por exemplo, para calcular a quantidade certa de material, ou no caso de um avião pousando, para saber a distância até a pista de pouso”, explica o pesquisador do IMPA Vinicius Ramos, da área de geometria simplética.

Leia mais: No ICM 2022, Landim fala sobre popularização da matemática
Brasileiro de cinco anos é o mais novo a descobrir asteroide
Na Folha, Viana fala de problemas não resolvidos
 

A fórmula costuma ser ensinada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e seu estudo não é relevante apenas por sua aplicação prática. “O ensino da matemática não deve ser focado apenas nos conceitos que você vai usar no dia a dia. Por exemplo, você precisa aprender a calcular juros compostos porque você vai pegar um empréstimo ou aplicar dinheiro no banco, o que é muito importante. Mas a matemática na escola precisa ser muito mais do que isso, precisa ser também uma forma de aprender a pensar e entender o mundo”, comenta o matemático.

Pitágoras é um dos matemáticos mais conhecidos da história, além de filósofo, astrônomo e músico. Nasceu na ilha grega de Samos, por volta de 560 a.C., e morreu no sul da Itália, cerca de 480 a.C.. Passou boa parte de sua vida na antiga região da Magna Grécia, atual território italiano, onde fundou sua escola filosófica.

O alicerce da filosofia pitagórica era a ideia de que tudo é número, inspirado na descoberta de que as harmonias musicais podem ser expressas através dos números. Outro fundamento de sua crença estava na astronomia, que Pitágoras aprendera com os babilônios. O matemático grego acreditava que os movimentos periódicos dos planetas estariam relacionados de alguma forma com os intervalos musicais, a “música das estrelas”. Mas sua contribuição científica mais conhecida é o teorema homônimo.

Até hoje, não se sabe se a fórmula que diz que o quadrado do lado maior de uma triângulo de 90 graus é sempre igual à soma dos quadrados dos outros dois lados foi realmente descoberta por Pitágoras. Vestígios arqueológicos comprovam que o teorema já era conhecido dos babilônios cerca de 1800 a.C.. Mas a importância do filósofo ao apresentar o teorema para o mundo grego e para a civilização ocidental é amplamente reconhecida por estudiosos e historiadores.

Leia também: Semana de Arte Moderna de 1922 é tema da 17ª OBMEP
Doutorando se apaixonou pela matemática na OBMEP