Navegar

17/02/2022

Brasileiro de cinco anos é o mais novo a descobrir asteroide

Quinze novos asteroides foram descobertos por um brasileiro e reconhecidos pela Agência Espacial Americana (NASA). O que já seria impressionante é ainda mais surpreendente por se tratar da conquista de um pequeno astrônomo. O paulistano Miro Latansio Tsai, de apenas cinco anos, é a pessoa mais jovem a encontrar novos corpos celestes, confirmados pela agência. Apaixonado por ciência e astronomia desde os dois anos, o menino ainda vai iniciar os estudos no ensino fundamental. 

Durante a pandemia, os pais conheceram o projeto Caça Asteroides, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e inscreveram o filho. O projeto permite que astrônomos amadores, alunos de instituições e integrantes de clubes de ciência aprendam mais sobre o tema e façam descobertas nos céus, como é o caso de Miro. O menino demonstrou facilidade para manusear o programa utilizado para identificação de asteroides e fez as descobertas entre outubro e novembro do ano passado. 

Leia mais: Professora recorre à lenda do Rei Arthur para ensinar tabuada
Semana de Arte Moderna de 1922 é tema da 17ª OBMEP
Na Folha, Viana fala de problemas não resolvidos

A conquista fez com que ele fosse convidado para a 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde recebeu um certificado de mérito do MCTI, da International Astronomical Search Collaboration (IASC) e da NASA. “Fiquei muito orgulhoso quando ganhei as medalhas. Eu adoro caçar asteroides para proteger o planeta. Vai que algum meteoro bate na terra e explode tudo? Igual aconteceu com os dinossauros, pode acabar a era dos humanos”, disse Miro em entrevista ao jornal O Globo.

O Caça Asteroides descobriu outro talento mirim. A pequena Nicole Oliveira, de oito anos, agora ocupa o posto de segunda pessoa mais jovem do mundo a observar asteroides nunca vistos antes. A alagoana recebeu o título de astrônoma amadora e foi premiada por encontrar 23 corpos celestes. A história da menina levou o MCTI a alterar a faixa etária dos participantes do projeto, abrindo espaço para mais crianças que desejam seguir o mesmo caminho.

Agora, os pequenos notáveis criaram clubes virtuais para ensinar a buscar asteroides. O menino tem um perfil no Instagram e um grupo no Whatsapp chamado “Clubinho do Miro”. Já Nicole também tem seu próprio clube virtual infantil, além de canais no YouTube e Instagram.

Fonte: Jornal O Globo

Leia também: Meninas Olímpicas do IMPA terá 2ª edição, alcançando 10 escolas
Doutorando se apaixonou pela matemática na OBMEP