Navegar

18/02/2022

No ICM 2022, Landim fala sobre popularização da matemática

A contagem regressiva para o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2022, principal evento mundial da matemática, já começou. E com notícias cada vez mais animadoras! A organização do evento, que acontece entre 6 e 14 de julho em São Petersburgo (Rússia), anunciou o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, como palestrante do painel  “Inovação e Novas Formas de Popularização da Matemática”, que integra a seção “Educação matemática e popularização da matemática”.

Landim, que já havia estreado como palestrante do evento na edição de 2018, realizada no Rio de Janeiro pelo IMPA, vai falar sobre o papel da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) na formação de jovens da educação básica. Também participam do painel o russo Sergey Rukshin e o francês Mickaël Launay, criador do  canal de YouTube Micmaths. A conversa terá moderação de Raïssa Malu, física da República Democrática do Congo. 

Leia mais: Professora recorre à lenda do Rei Arthur para ensinar tabuada
Brasileiro de cinco anos é o mais novo a descobrir asteroide
Na Folha, Viana fala de problemas não resolvidos
 

“Pretendo descrever os enormes desafios de logística da prova e estimular países emergentes a adotarem a iniciativa. Será uma oportunidade única de falar sobre a OBMEP a toda a comunidade”, comemora o diretor-adjunto do IMPA. Para Landim, a cerimônia de premiação da OBMEP promovida durante o ICM 2018 “deu alguma visibilidade internacional à olimpíada”, e pode ter originado o convite. “A Rússia tem uma longa tradição em olimpíadas de matemática e no envolvimento de cientistas proeminentes no ensino básico. Isso explica, em parte, a qualidade da matemática do país”, acrescenta.

A seção contará com outros dois painéis: “Ciências Matemáticas para Enfrentar Desafios e Questões Sociais” e “Equilíbrio entre a Educação em sala de aula e o Ensino a Distância Online”, do qual participa o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Borba. O francês Hubert Lacoin, pesquisador do IMPA, é outro que vai representar o instituto no evento, com palestra na seção “Probabilidade”

Carioca, Claudio Landim é pesquisador do IMPA desde 1994 e diretor-adjunto do instituto desde 2008, atuando na área de probabilidade. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), conquistou o Prêmio de Matemática da Academia de Ciências do Terceiro Mundo, em 2006, e a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2010. Em 2019 recebeu o Science Education Prize  por suas contribuições significativas e inovadoras ao material científico educacional, como a criação do Portal da OBMEP e do Programa OBMEP na Escola. 

A última edição do ICM foi realizada no Rio de Janeiro, em 2018, e reuniu mais de 3 mil participantes de 114 países. Participantes dos cinco continentes vivenciaram no centro de convenções Riocentro uma imersão matemática que durou nove dias. A maratona científica contou com 21 apresentações plenárias, 910 palestras, 435 short communications e 475 pôsteres. A ocasião foi palco da cerimônia de entrega da Medalha Fields, a mais importante distinção da área, para os matemáticos: Caucher Birkar, Alessio Figalli, Peter Scholze e Ashkay Venkateshda.

Leia também: Semana de Arte Moderna de 1922 é tema da 17ª OBMEP
Doutorando se apaixonou pela matemática na OBMEP