Navegar

08/11/2022

Imprensa destaca premiação de medalhistas da OBMEP na Bahia

A cerimônia de premiação dos medalhistas de ouro da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada nesta segunda-feira (7), em Salvador, Bahia, foi destaque nos jornais O Globo, no portal G1, na Rede Bahia, afiliada da TV Globo, na  TV Brasil  e também em outros importantes veículos de comunicação.

No Globo, a repórter Pâmela Dias mencionou o desempenho espetacular de 579 estudantes, que conquistaram a medalha na maior competição científica do país, promovida pelo IMPA. A matéria destacou a consagração de dez multimedalhistas – alunos premiados em quatro ou cinco edições da prova – e o troféu Meninas Olímpicas para as três estudantes com as maiores notas na prova realizada em 2019.  

Ao jornal, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, disse que a cerimônia deste ano foi um evento ainda mais especial, não apenas pela superação do período de pandemia, mas também pelo progresso dos estudantes. 

“A OBMEP é uma prova feita majoritariamente por crianças e jovens de famílias carentes, muitos participam de programas do governo federal. Ver muitos deles hoje crescendo profissionalmente é lindo. Muitos em cursos de matemática, engenharia, direito e até medicina”, afirmou.

A reportagem contou ainda a história de Leonardo Lima, 19, morador da favela do Timbó, em João Pessoa, e destaque na OBMEP cinco vezes. Hoje, ele cursa matemática na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e compõe rimas de hip-hop, o qual diz ter tudo a ver com os números. 

Leia mais: ‘Há uma estrutura social para estudo’, diz Landim
Olimpíada Mirim semeia espírito da ciência em alunos no Rio
Um aniversário com sabor de OBMEP

“Desde novo eu sempre quis muito transformar minha realidade. Sem a Olimpíada eu não estaria na faculdade, e sem a matemática, nenhum dos meus versos faria sentido”, disse Leonardo, que fez sua primeira viagem de avião neste domingo (6), para Salvador. A matéria foi publicada também no jornal Extra. 

Já a o jornal da Rede Bahia, afiliada da TV Globo, deu ênfase aos medalhistas do estado. A reportagem contou a história da estudante Emilly da Silva Arcanjo, 22, que em 2019 participou da Asia International Mathematics Olympiad (AIMO). Na competição, a jovem foi premiada com um ouro e um bronze em disputas que envolviam jogos e cálculos matemáticos. Hoje, Emilly cursa Engenharia da Computação na USP. Ela esteve presente na cerimônia da OBMEP para buscar a medalha de ouro conquistada na edição de 2019. 

“É algo inacreditável. Fico muito feliz por honrar os esforços dos meus pais e dos meus professores, que me fizeram acreditar que eu tinha capacidade e sempre me apoiaram”, disse à reportagem. 

À TV, Marcelo Viana explicou como a OBMEP é uma oportunidade para inúmeros jovens: “Para essas crianças um bom resultado também  significa oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A OBMEP leva oportunidades de vida para todos os cantos do Brasil, já que participa de todos os municípios brasileiros,  e acaba transformando vidas e temos amplos exemplos disso.” A reportagem também foi publicada pelo G1 da Bahia. 

A premiação também foi destaque na TV Brasil, que contou a história de Félix Pedemonte, que concluiu os estudos através do EJA (Educação de Jovens e Adultos) – programa destinado a pessoas que não completaram os estudos. Foi na escola que o artista plástico descobriu a OBMEP.

“Minha esposa e meus filhos me incentivaram a voltar a estudar, e resolvi fazer o EJA. Um dia falaram sobre a prova da OBMEP e resolvi fazer e ganhei uma medalha de ouro. Hoje estou aqui”, contou. 

A cerimônia da OBMEP também foi  destaque no Correio, na rádio CBN Recife e Salvador, além de outros veículos pelo país.

Leia também: É Ouro! OBMEP entrega medalhas para 500 estudantes