Navegar

06/11/2022

Morre o pesquisador Herch Moysés Nussenzveig

Aos 90 anos, morreu o físico Herch Moysés Nussenzveig, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O pesquisador dedicou a vida ao desenvolvimento da pesquisa acadêmica em física, além de ter participado da elaboração e construção de importantes centros de pesquisa. O falecimento ocorreu neste sábado (5).

Nascido em 1932, o professor ficou conhecido pelo desenvolvimento da área de óptica, tendo assumido a presidência da Sociedade Brasileira de Física (SBF), de 1981 a 1983. Fez parte também da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), nos Estados Unidos, de 1987 a 1993.

Leia mais: Pesquisador Luiz Velho e Bruno Madeira, do IMPA, lançam livro
‘Há uma estrutura social para estudo’, diz Landim
Olimpíada de Matemática premia mais de 500 estudantes

Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Sociedade Americana de Física (APS), Nussenzveig foi também um dos membros fundadores da Academia de Ciências da América Latina (Acal), em 1982.

Ao longo da sua trajetória acadêmica, foi laureado com o Prêmio Max Born (1986); Prêmio Álvaro Alberto em Física (1995); Categoria Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1995) e Prêmio Jabuti (1999).

O velório será realizado neste domingo (6), das 13h30 às 16h30, no Salão Celestial, do Cemitério Vertical Memorial do Carmo, no Caju, Rio de Janeiro.

Leia também: Olimpíada Mirim semeia espírito da ciência em alunos no Rio
Folha: Viana apresenta o pesquisador Persi Diaconis