Navegar

02/04/2019

OBMEP 2019 bate recorde de escolas e municípios inscritos

A 15ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) acaba de alcançar dois recordes: 54.830 escolas inscritas, distribuídas em 99,71% dos municípios. No ano passado, 54.498 instituições de ensino, de 99,44% dos municípios, inscreveram seus alunos. 

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP terá em 2019 a participação de 18.158.665 estudantes de escolas públicas e privadas.

Leia também: IMPA abre edital para parceria em treinamentos olímpicos
Meninas Olímpicas do IMPA se reúnem em centro de inovação
Sem descobertas ‘inúteis’ de Einstein, GPS não existiria

“É um excelente resultado de inscrições, e a equipe de logística de premiações e provas do IMPA está de parabéns pelo notável trabalho de divulgação realizado”, declarou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

As inscrições encerraram-se em 15 de março. As provas serão aplicadas em 21 de maio (1ª fase) e 28 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores está marcada para 3 de dezembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

A competição contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Estudos independentes já revelaram o impacto efetivo da olimpíada nos resultados de Matemática. Escolas que participaram ativamente da competição, aponta trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Leia também: Marcelo Viana vence Prêmio CBMM de Ciência
Miguel Ibieta defende tese sobre subvariedades Euclidianas