Navegar

26/01/2022

'O Homem Que Sabia Demais': Álvaro Alberto ganha mostra

Álvaro Alberto da Motta e Silva teve muitos títulos. Foi cientista, almirante, inventor, fundador e presidente do CNPq e um dos impulsionadores da criação do IMPA. Escreveu o primeiro programa de política nuclear do Brasil, defendeu a ciência e articulou interesses do país na política internacional. Portanto, nada mais justo o título de uma das maiores exposições dedicadas a ele: “Álvaro Alberto: O Homem Que Sabia Demais”, inaugurada na quarta-feira (2) no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. 

Com peças de acervo e também estética futurista, a mostra faz um apanhado do legado de um dos principais cientistas brasileiros. O IMPA participou do processo de produção da exposição, especialmente no trabalho do cientista para a criação do instituto. “Estamos muito felizes em participar de uma exposição em homenagem ao Almirante Álvaro Alberto, que teve um papel de liderança na criação do IMPA e outras importantes instituições científicas brasileiras”, afirma o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Leia mais: OBMEP divulga lista de premiados da 16ª edição
Viana na Folha: Resolvido o mistério do número 42
‘Declare Independência’ discute matemática no Brasil

A exposição é dividida em três eixos, que abordam a biografia e história do cientista, a energia nuclear e seu legado científico. Em uma das salas, o MAST usou uma mesa de seu acervo para reproduzir o ambiente de trabalho de Álvaro Alberto, nascido em 1889 e pioneiro nas pesquisas brasileiras em energia nuclear de maneira imersiva e interativa. No espaço, imagens interativas fazem aparecer sobre o gabinete, da década de 1920, animações lineares de desenhos, textos e rascunhos. A animação também mostrará caricaturas e poemas que “o homem que sabia demais” também costumava criar. 

O último ambiente foca na contribuição do cientista para a criação de uma rede de instituições de pesquisa que, até hoje, formulam e conduzem as políticas de ciência, tecnologia e inovação do Brasil. 

A exposição, que fica aberta ao público até 1º de julho, é a primeira no MAST desde que o museu fechou as portas em março do ano passado devido à pandemia. O evento de abertura para convidados será realizado na terça-feira (1º), às 16h30. 

Serviço

Álvaro Alberto: O Homem Que Sabia Demais 

Museu de Astronomia e Ciências Afins

Rua General Bruce, 586, São Cristóvão

Abertura para convidados: 1º de fevereiro, às 16h30

Visitação: de 2 de fevereiro a 1 de julho

Leia também: Agência Brasil destaca 70 anos do IMPA
Divulgado o resultado para a vaga de Analista Administrativo