Navegar

18/01/2022

Agência Brasil destaca 70 anos do IMPA

A série de ações para comemorar os 70 anos do IMPA, lançada este mês, foi destaque em matéria da Agência Brasil. Até 15 de outubro, data da fundação do instituto, serão realizados eventos, reportagens, vídeos, lives, posts, quizzes e enquetes relembrando o passado, falando sobre o presente e projetando o futuro. O veículo ressaltou que o aniversário será celebrado ao longo do ano com iniciativas que pretendem alcançar todos os segmentos impactados pelo IMPA.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor-geral, Marcelo Viana, ressaltou que, hoje, o IMPA se tornou mais do que um instituto de pesquisa e formação de pós-graduação. “O IMPA se tornou uma instituição conhecida da sociedade. Organizamos uma olimpíada (OBMEP) que movimenta 20 milhões de crianças a cada ano. A gente tem acesso a essas crianças, às famílias, aos professores”, afirmou.

Viana destacou ainda que o objetivo das comemorações é relembrar as realizações, mas também olhar para o futuro. “Eu acho que posso resumir em três palavras: passado, presente e futuro. Você chega aos 70 anos e atinge uma maturidade, como o IMPA atingiu, então deve comemorar as realizações que ocorreram nesse período, os nossos pioneiros. Esse é o passado, mas não é o nosso foco”.

A reportagem da Agência Brasil menciona destaques da programação como a fundação do IMPA, a internacionalização do instituto, a conquista da medalha Fields, a ampliação da OBMEP, o recém-lançado Centro de Pesquisa e Inovação (Centro Pi) e a construção do novo campus sustentável. Até outubro, cada mês de festividades terá um tema principal. 

Para marcar o início das comemorações, o instituto promove nesta terça-feira (18) a live “IMPA 70 anos: passado, presente e futuro” com a participação do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, do diretor adjunto e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, e dos pesquisadores Artur Avila, vencedor da Medalha Fields, e Carolina Araujo. As celebrações serão concluídas na Conferência IMPA 70 Anos, realizada entre 17 e 21 de outubro de 2022, que reunirá pesquisadores de todo o mundo. 

Clique aqui para ler a reportagem da Agência Brasil na íntegra.