Navegar

03/05/2022

O Globo destaca lançamento da Olimpíada Mirim

A Olimpíada Mirim – OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que acaba de abrir inscrições para escolas públicas de todo o Brasil, foi destaque em matéria do Jornal O Globo. A reportagem destacou o crescimento da competição que agora passa a abranger alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. É a primeira vez que a iniciativa do IMPA, que organiza a OBMEP desde 2005, inclui alunos tão jovens. 

Em entrevista ao jornal, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, afirmou que o objetivo da expansão é impactar positivamente as crianças desde as séries iniciais. “Claro que quando a gente lida com crianças menores, a competição não é o principal. Vamos fazer, na verdade, uma grande brincadeira duas vezes no ano para estimular o ensino da matemática”, explicou. 

Leia mais: Herrera se encantou pela ‘língua do universo’ em olimpíada
Festival Nacional da Matemática abre inscrições para voluntários
Na Folha, Viana comenta avanço computacional e matemático

Em 2018, o IMPA começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a OBMEP – Nível A, voltada para alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Agora, com a Olimpíada Mirim, o projeto foi ampliado para atender os estudantes do 2º e do 3º anos. Escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil podem se inscrever gratuitamente de 2 de maio até 16 de junho. O propósito é transformar a relação das crianças com a disciplina, introduzindo aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem.

Impacto na educação

O diretor-geral do IMPA ainda relembra que há vasta literatura acadêmica analisando os  efeitos positivos da olimpíada. Ele comenta que o engajamento com a competição melhora o desempenho médio de todos os estudantes. “Um ano de aprendizagem gera, em média, 18 pontos na Prova Brasil. As escolas que se engajaram mais na olimpíada renderam uma média de 26 pontos. É como se tivessem tido meio ano de escolaridade adicional. E o importante é que não é apenas para os competidores, mas para todos os alunos”afimou Viana,.

A reportagem trouxe depoimentos de professores do Ensino Fundamental, que atestam a importância da competição acadêmica. Uma das entrevistadas é Elisangela de Andrade do Nascimento, professora da Escola Municipal Marieta da Cunha Silva. Por conta do bom desempenho de seus alunos na Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), promovida pela Prefeitura do Rio com apoio do IMPA, a professora fará um curso na Universidade de Columbia, em Nova York.

“Despertou em mim mais vontade ainda de trabalhar matemática no dia a dia. Essa disciplina é vista como algo muito difícil e temos que acabar com essa ideia desde os anos iniciais. Não é esse bicho de sete cabeças. Tem como a gente aprender porque usamos o tempo todo na nossa vida”, disse Elisangela.

Já o professor Roberto Filho, da Escola Municipal Dr. Pompeu Armento, em Maceió, afirmou que o interesse por aprender mais e “buscar o desconhecido” são alguns dos impactos de olimpíadas de conhecimento percebidos em seus estudantes. “A OBMEP desperta o interesse nos alunos para se aprofundar em alguns temas. Não só da Matemática, mas outras de que participamos também. Ela é uma ferramenta de apoio do estudante na escola. E quanto mais cedo, acredito que seja melhor para eles entenderem que a olimpíada é um caminho bom”, afirmou em depoimento para o jornal. 

Como participar da Olimpíada Mirim

Para se inscrever, é necessário acessar o site da Olimpíada Mirim – OBMEP e utilizar o código MEC/INEP para cadastrar sua senha. O acesso à área restrita será feito a partir do login (código MEC/INEP) e senha criada no ato de inscrição. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais e federais ou secretarias de educação. O responsável pela candidatura deve informar o número total de alunos participantes por nível: Mirim 1 e Mirim 2.

A Olimpíada Mirim será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase ocorre em 30 de agosto e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, em 11 de outubro, também composta de quinze questões objetivas. 

O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental). Mais informações estão disponíveis no regulamento da competição.

A Olimpíada Mirim é uma realização do IMPA com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

A reportagem completa está disponível no site do jornal O Globo.

Leia também: 2º Encontro Mulheres Matemáticas abre inscrições 
Meninas Olímpicas do IMPA tem dia de diversão no instituto