Navegar

09/02/2018

No Brasil, as atividades do Biênio tornam a Matemática popular

* O texto abaixo fez parte do dossiê de candidatura do Brasil ao Grupo 5, a elite da Matemática mundial, da União Matemática Internacional 

Embora a popularização tenha sido tradicionalmente descuidada no cenário científico brasileiro, e ainda mais para a matemática, a situação melhorou nos últimos anos, já que algumas das agências de financiamento começaram a atribuir valor às iniciativas de divulgação, causando recursos para museus de ciências e feiras para estarem disponíveis de forma mais regular.

Leia também: IMPA lança livro sobre ensino e aprendizado de Matemática
Matemática brasileira nasceu aberta à cooperação
Ações estimulam a participação feminina nas ciências

A circunstância de o Brasil estar hospedando dois grandes eventos, a International Mathematical Olympiad de 2017 e o International Congress of Mathematicians de 2018, ofereceu uma oportunidade histórica para levar a popularização de matemática à vanguarda, e a comunidade matemática tem aproveitado isso.

Impulsionado pelo IMPA, o parlamento nacional brasileiro proclamou formalmente os anos 2017 e 2018 como o Biênio da Matemática no Brasil, abrindo o caminho para uma ampla e ambiciosa série de atividades visando disseminar e popularizar a matemática em toda a sociedade, crianças e suas famílias, estudantes e seus professores.

O Festival da Matemática, realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro em abril de 2017, incorporou esses objetivos. Oferecendo uma ampla gama de atividades, desde palestras e exposições até workshops e jogos, projetados para todos os públicos, o Festival recebeu mais de 18 mil visitantes em quatro dias e foi considerado um grande sucesso.

Em julho de 2017, o Rio de Janeiro acolheu as 112 delegações que participaram da International Mathematical Olympiad de 2017. O evento também atraiu muita atenção de todos os principais veículos da imprensa brasileira, incluindo notícias de televisão no horário nobre.

 

Também por iniciativa do IMPA, o Ministério da Ciência e Tecnologia Inovações e Comunicação concordou em dedicar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 ao tema “A Matemática está em tudo”. À medida que a Semana Nacional mobiliza todo o sistema de ensino superior e pesquisa, certamente será mais um destaque do Biênio da Matemática no Brasil.

Além das muitas atividades organizadas pelo IMPA e pela SBM, o site do Biênio registra um intenso programa com iniciativas de escolas, universidades, museus de ciência e outras instituições em todo o território brasileiro, para disseminar a matemática na sociedade, com ênfase nas crianças.

Por último, o país está se preparando para o ICM 2018, o primeiro International Congress of Mathematicians a realizar se no Hemisfério Sul, bem como para a Assembleia Geral da IMU de 2018. Os preparativos estão em andamento: os locais já foram reservados, planos detalhados estão sendo definidos, incluindo o programa científico, o programa de financiamento Open Arms para matemáticos do mundo em desenvolvimento, a apresentação de propostas de comunicação e o recrutamento de voluntários.

Leia também: História do IMPA caminha ao lado da matemática no Brasil
PROFMAT fornece treinamento aprofundado para professores
Prêmio Gutierrez de melhor tese em Matemática abre inscrições