Navegar

04/03/2022

No 8 de março, evento celebra mulheres na ciência

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o evento “8M – Mulheres Cientistas na Resistência” promove um debate sobre a importância de celebrar as vitórias femininas e valorizar a luta de cientistas para conquistarem espaço na área. Com a participação da matemática Christina Brech (IME-USP) e da socióloga Marina de Carvalho Cordeiro (UFRRJ), o encontro será realizado no Salão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, às 14h30. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Entre as organizadoras está a pesquisadora do IMPA Carolina Araujo, vice-presidente do Comitê para Mulheres na Matemática da União Internacional de Matemática, e com participação no comitê organizador de dois grandes eventos: WM2 (World Meeting for Women in Mathematics), em 2018, e o Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, em 2019. Para ela, a realização de encontros que tratem da disparidade de gênero na ciência pode contribuir para um ambiente científico com mais equidade.

Leia mais: Manifestação do IMPA e da SBM sobre ICM2022, na Rússia
Na Folha, Viana fala sobre a cidade de Lviv, na Ucrânia
Bolsa TIM – OBMEP custeou graduação de ex-medalhistas

“O 8 de março é um dia não só de celebração, mas também de reflexão e de luta. O evento representa um diálogo entre cientistas mulheres de diferentes áreas do conhecimento, para juntas pensarmos em caminhos para construir uma sociedade mais igualitária e justa”, opina a pesquisadora. 

Para debater o tema, o encontro tem como convidadas a matemática Christina Brech e a socióloga Marina de Carvalho Cordeiro, que tratam do gênero na ciência sob a perspectiva de diferentes áreas de atuação. Após o debate, os presentes serão convidados a participar da marcha de 8 de março, que celebra as conquistas históricas femininas.

Além de Carolina Araujo, o evento tem ainda Luciane Quoos (UFRJ) e Tatiana Roque (UFRJ) como organizadoras, e é promovido pelo Salão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, em conjunto com o Instituto de Matemática da UFRJ e com apoio institucional do IMPA.

Leia também: Workshop que une matemática e indústria tem inscrições abertas
IMPA terá Programa Temático em álgebras de vértices e quirais